Romper as cercas da ignorância, que produz a intolerância”: O papel de Paulo Freire e da extensão universitária na formação para emancipação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40692

Palavras-chave:

extensão universitária; assessoria jurídica universitária popular, educação popular; Paulo Freire.

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar as contribuições da extensão universitária e do pensamento de Paulo Freire ao ensino jurídico, com base na experiência do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (NAJUP) Luiza Mahin (FND/UFRJ). Compreendendo que é da pedagogia crítica e dialógica que se instaura da relação com o oprimido, que serão possíveis mudanças no padrão hegemônico do campo jurídico. 

Biografia do Autor

Mariana Trotta Quintans, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mariana Trotta Dallalana Quintans, professora associada da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do programa da pós-graduação em políticas públicas e direitos humanos (PPDH/UFRJ). Doutora em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ. Mestra em direito pela PUC-Rio. Advogada Popular e Coordenadora do grupo de pesquisa Direitos Humanos e o impacto da pandemia da Covid-19 na vida das mulheres da FND/UFRJ. Também coordena o curso de extensão de formação de Promotoras Legais Populares (PLPs) da Faculdade de Direito da UFRJ e o NAJUP Luiza Mahin.

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Publicado

31.01.2022

Como Citar

QUINTANS, Mariana Trotta; VIEIRA , Fernanda Maria da Costa; NASCIMENTO , Matheus; TAVARES , Ana Claudia; CARNEVALE , Viviane. Romper as cercas da ignorância, que produz a intolerância”: O papel de Paulo Freire e da extensão universitária na formação para emancipação . InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 8, n. 1, p. 199–222, 2022. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40692. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/40692. Acesso em: 24 nov. 2024.

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