A mulher Munduruku na luta pela vida e território do seu povo: entrevista com Maria Leusa Munduruku

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v10i1.52349

Palavras-chave:

Maria Leusa Mundukuru, Mulheres Mundukuru, Povos indígenas

Resumo

Rodrigo Portela Gomes e Inara Flora Cipriano Firmino entrevistam Maria Leusa Munduruku sobre a luta por direitos das mulheres munduruku a partir da sua trajetória. Duração: 45min 20seg. Data: 25 de novembro de 2023. Local: Itaituba/PA e Online por meio da plataforma teams.

Biografia do Autor

Maria Leusa Munduruku, Associação de Mulheres Wakoborun, Jacareacanga, Pará, Brasil

Liderança do povo Munduruku, do estado do Pará, no município de Jacareacanga. Tem 36 anos de idade, nasceu na aldeia Missão Cururu, no alto rio Tapajós, na Terra Indígena Munduruku. Mãe de cinco filhos e dois netos. Guerreira e defensora do território e da vida do povo Munduruku. Atualmente, coordenadora da Associação de Mulheres Wakoborun.

Inara Flora Cipriano Firmino, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), na área de concentração em Teoria do Estado e Direito Constitucional, na Linha de Pesquisa Direitos Humanos, Democracia e Ordem Internacional. Pesquisadora do Núcleo de Justiça Racial e Direito da FGV- Direito SP. Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Mestra em Ciências (área de concentração: Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito) pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da FDRP/USP, sendo bolsista CAPES.

Rodrigo Portela Gomes, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba, Brasil

Professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba, lotado no Departamento de Ciências Jurídicas. Doutor em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB) com período de visita técnica na Universidad Nacional de Colombia, financiado pela FAP/DF. Mestre em Direito, Estado e Constituição pela UnB.

Referências

MUNDURUKU, Maria Leusa. La vida de una mujer munduruku en la defensa de su pueblo y del território. Revista Bajo el Vólcan del Posgrado De Sociología, Benemérita Universidad Autónoma de Puebla (BUAP), ano 2, n. 3, p. 207-237, 2021.

Downloads

Publicado

31.01.2024

Como Citar

MUNDURUKU, Maria Leusa; FIRMINO, Inara Flora Cipriano; PORTELA GOMES, Rodrigo. A mulher Munduruku na luta pela vida e território do seu povo: entrevista com Maria Leusa Munduruku. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 10, n. 1, p. 23–39, 2024. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v10i1.52349. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/52349. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.