Interseccionando Freire: bell hooks, linguagem inclusiva e diálogo
DOI:
https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v8i1.40675Palavras-chave:
Paulo freire, bell hooks, linguagem inclusiva, genero, interseccionalidadeResumo
Pelo fio da narrativa do conflito entre Paulo Freire e feministas estadunidenses sobre a linguagem utilizada pelo primeiro, este trabalho busca acrescer um olhar sobre o caminho escolhido por uma delas, bell hooks, em sua crítica. Sendo leal a sua tese, analisando e admitindo o equívoco de reduzir o impacto da linguagem em sua Pedagogia da esperança após as críticas feministas, Freire passa a usar a linguagem inclusiva. A interlocução preciosa de bell hooks, entretanto, vai além de crítica e conserto. Em sua análise da situação, ela expõe em seu Ensinando a transgredir, com delicadeza, os frutos nascidos pós-crítica. É nosso objetivo observar essa ponte criada em educação para direitos humanos, que considera lutas sociais, gênero, classe, raça e sexualidade na perspectiva interseccional, entre um mestre e uma mestra educando-se mutuamente.
Referências
FLEURI, Reinaldo M.; COSTA, Marisa V. Travessia: questões e perspectivas emergentes na pesquisa em educação popular. Ijuí: Unijuí, 2001.
FLEURI, Reinaldo M.; MURACA, Mariateresa. Um enfoque feminista da perspectiva político-pedagógica Freiriana. In: STRECK, Danilo R.; ESTEBAN, Maria Teresa (orgs.). Educação popular: lugar de construção social coletiva. Petrópolis: Vozes, 2013, v. 1, p. 96-109.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido, 17. ed, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire e a educação popular. 2018. Proposta 113 Fase. Disponível em: <https://is.gd/Div0232> ou <https://sindacs.org.br/novo/wp-content/uploads/2018/06/Paulo-Freire-e-a-Educa%C3%A7%C3%A3o-Popular..pdf>. Acesso em 21 out. 2021.
OLIVEIRA, Erika. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Lutas Sociais, São Paulo, v. 19 n. 34, p. 219-222, jan./jun. 2015. Disponível em <https://revistas.pucsp.br/index.php/ls/article/download/25769/pdf>. Acesso em 7 nov. 2021.
WERNECK, Jurema. Políticas públicas para as mulheres negras. Passo a passo, defesa, monitoramento, e avaliação de políticas públicas. Rio de Janeiro, Criola, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Esta publicação está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. / Esta publicación es licenciada bajo una Licencia Creative Commons 4.0, Atribución-Sin Derivaciones / This publication is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.