Entre Juízes e Coronéis: um diálogo jusliterário com o romance regionalista “O Tronco”, de Bernardo Élis

Autores

Palavras-chave:

Bernardo Élis, Coronelismo, Direito e Literatura, Questão agrária

Resumo

O presente artigo propõe uma análise jusliterária da relação entre o Estado constituído e o coronelismo nas regiões fronteiriças brasileiras tendo por base o romance O Tronco, do regionalista Bernardo Élis. O objetivo é, por meio da trama, demonstrar em que grau a obra literária ajuda a explicar a contradição existente nos modelos pré-capitalistas de produção tendo em conta as estruturas de dominação predominantes no ambiente agrário. Para tal, se baseia nos escritos do sociólogo e professor Décio Saes, correlacionando suas categorias de análise com o enredo trazido na narrativa ficcional do autor goiano. Inicialmente, intenta-se contextualizar a publicação do romance O Tronco no paradigma da questão agrária brasileira, para, em seguida, ser possível delimitar tais categorias e o seu diálogo com o texto literário de modo que, por fim, se analise criticamente em que grau a obra literária ajuda a entender o papel do fenômeno jurídico na relação contraditória entre o coronelismo e o Estado burguês. Trata-se, portando, de pesquisa desenvolvida principalmente por revisão de bibliográfica e consulta documental, cujos dados levantados são objeto de análise qualitativa.

Biografia do Autor

Victor Hugo de Santana Agapito, Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Mestre em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás (PPGDA/UFG), Doutorando em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (PPGD/UnB).

Referências

ALMEIDA, Cristiane Roque de. História e sociedade em Bernardo Élis: uma abordagem sociológica de O tronco. Goiânia: Programa de Pós-Graduação em Sociologia (Mestrado) da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Federal de Goiás, 2003.

BRAGA, Pauliane de Carvalho. Entre sertões: comunismo e campesinato na obra de Bernardo Élis. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.

BUENO, Luís. Uma história do romance de 30. São Paulo: Edusp; Campinas: Editora Unicamp, 2006.

CALAGE, Éloi. Bernardo Élis, um olhar. In: UNES, Wolney (org.). Bernardo Élis: vida em obras. Goiânia: Agepel: Instituto Centro-Brasileiro de Cultura, 2005.

CEDAE. Centro de Documentação Alexandre Eulálio – Instituto de Estudos da Linguagem/UNICAMP. Acervo Bernardo Élis.

ÉLIS, Bernardo. A vida são as sobras. Goiânia: Kelps, 2000.

ÉLIS, Bernardo. O tronco: romance. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.

ÉLIS, Bernardo. Edição conjunta: Vice-reitoria de Assuntos Estudantis, Vice-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e Biblioteca Central /UCG, s/d.

FREDERICO, Enid Yatsuda. Literatura e política. In: UNES, Wolney (org.). Bernardo Élis: vida em obras. Goiânia: Agepel; Instituto Centro-Brasileiro de Cultura, 2005.

FREITAS, Lena Castello Branco Ferreira de. Literatura e História. In: UNES, Wolney (org.). Bernardo Élis: vida em obras. Goiânia: AGEPEL; Instituto Centro-Brasileiro de Cultura, 2005.

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto (O município e o regime representativo no Brasil). Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

POULANTZAS, Nicos. O Estado, O Poder, O Socialismo. Tradução de Rita Lima. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

SAES, Décio. Estado e democracia: ensaios teóricos. 2. ed. Campinas: UNICAMP, 1994.

SILVA, Sandro Dutra e; MOURA, Talliton Tulio Rocha Leonel de; CAMPOS, Francisco Itami. A terra dos coronéis no Oeste do Brasil: A cattle frontier, violência e dominação fundiária no Cerrado goiano. Topoi, Rio de Janeiro, v. 16, n. 30, p. 234-259, jan./jun. 2015. https://doi.org/10.1590/2237-101X016030009

TELES, Gilberto Mendonça. Estudos goianos II: a crítica e o princípio do prazer. Goiânia: Ed. da UFG, 1995. (Coleção Documentos Goianos, 27, v. 2).

Downloads

Publicado

04.03.2023

Como Citar

AGAPITO, Victor Hugo de Santana. Entre Juízes e Coronéis: um diálogo jusliterário com o romance regionalista “O Tronco”, de Bernardo Élis. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, p. 1–20, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/47242. Acesso em: 7 out. 2024.

Edição

Seção

Em Defesa da Pesquisa