O projetivo e o manifestante: políticas para a adolescência e juventude na encruzilhada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47042

Palavras-chave:

Medida socioeducativa, Adolescência, Juventude, Projeto de vida, Encruzilhada

Resumo

Por meio de uma pesquisa cartográfica realizada junto a um coletivo artístico da juventude negra e periférica, formado durante o cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, buscamos caracterizar e analisar o que era demandado dos adolescentes no cumprimento da medida e na execução de um projeto cultural. Ao acompanharmos os fazeres juvenis pudemos identificar experiências intensivas que transbordam o “projetivo”, dando lugar ao que eles denominaram de “manifestante”. A lógica projetiva, sustentada pela noção de projeto de vida, foi analisada em diálogo com a perspectiva crítica à noção de desenvolvimento e epistemologias decoloniais. Exu, como encruzilhada, nos traz pistas para destronar tais lógicas e afirmar a criação manifestante frente aos vazios produzidos pelas violências.

Biografia do Autor

Yliah Cavalcanti Sardinha, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

Mestre pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Psicologia Social pela PUC-SP; Supervisora clínico-institucional.

Maria Cristina Gonçalves Vicentin, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil

Professora doutora no Instituto de Psicologia da USP; Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP.

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Publicado

31.07.2023

Como Citar

CAVALCANTI SARDINHA, Yliah; GONÇALVES VICENTIN, Maria Cristina. O projetivo e o manifestante: políticas para a adolescência e juventude na encruzilhada. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 9, n. 2, p. 245–270, 2023. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v9i2.47042. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/47042. Acesso em: 31 out. 2024.