Franz Hinkelammert: notas bio e bibliográficas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v9i2.50304

Palavras-chave:

Franz Hinkelammert, Biografia, Bibliografia

Resumo

A trajetória de vida – vida de ensino, pesquisa, militância e vasta produção intelectual – de Franz Hinkelammert tem as marcas da profunda qualificação em economia, em teologia, em filosofia e na práxis política. E no interior de cada uma dessas qualificações há a presença permanente e sempre renovada da potência e capacidade de observação e sensibilidade, de interpretação, e por fim, de reflexão crítica muito própria, com a particular concepção de que o limite entre o possível e o impossível é dado pela métrica da produção da vida humana real e concreta. A submissão do impossível (a crítica utópica) ao critério da factibilidade é que indica o que é possível. E não se trata do todo e qualquer possível, mas do possível que torna a vida possível, a vida humana digna e vida de todo o planeta. Em cada obra sua, novos aspectos do real que transcende as experiências e as teorias foram assumindo criativas determinações na busca crítica do caminho que permita a saída do labirinto da modernidade. Aqui apresentamos algumas notas existenciais, poucas e lacunosas – em geral indicadas pelo próprio pensador – mas que de algum modo marcam seu itinerário intelectual e que também de algum modo se manifestam na produção teórica que parcialmente vai indicada na linha dos acontecimentos de sua vida, sem a pretensão de uma linha do tempo linear, contínua e completa. São pontos num vasto céu de estrelas que, desde as primeiras publicações até a última, mostram que estamos num labirinto e que temos a necessidade e a possibilidade de buscar o caminho ou os caminhos da saída. Parece que sempre foi esse seu intento. O presente texto aprenta algumas marcas em forma de extratos existenciais, políticos e intelectuais da trajetória desse grande pensador.

Biografia do Autor

Celso Luiz Ludwig, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, Brasil

Professor Emérito de Filosofia do Direito da Universidade Federal do Paraná. Líder do Núcleo de Estudos de Filosofia – NEFIL do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná. Membro fundador do Instituto de Filosofia da Libertação - IFIL.

   

Referências

BAUTISTA, Juan José. Filósofos de Centroamérica: Franz HinkelammertJackson de Figueiredo (1931). In: DUSSEL et al (Orgs.). El Pensamiento filosófico latinoamericano, del Caribe y “Latino”(1300-2000). México: Siglo XXI editores, 2009, p. 962-965.

BEORLEGUI, Carlos. Historia del pensamiento filosófico latinoamericano: una búsqueda incesante de la identidad. 2. ed. Bilbao: Universidad de Deusto, 2006, p. 765-779.

FRANZONI, Julia Ávila; FONSECA, Juliana Pondé. Utopia, realidade, transformação: o pensamento de Franz Hinkelammert. In: LUDWIG, Celso Luiz et al (Orgs.). Reflexões de filosofia do direito e a filosofia da libertação. Curitiba: Itala, 2016, p. 167-182.

HINKELAMMERT, Franz. Crítica à Razão Utópica. São Paulo: Paulinas, 1988.

HINKELAMMERT, Franz. A maldição que pesa sobre a lei: as raízes do pensamento crítico em Paulo de Tarso. São Paulo: Paulus, 2012.

HINKELAMMERT, Franz. Mercado versus direitos humanos. São Paulo: Paulus, 2014.

LUDWIG, Celso Luiz. O Senhor das moscas, e a crítica utópica. In: COUTINHO, Jacinto Nelson de Miranda.(Coord). Direito e Psicanálise: Interseções e Interlocuções a partir de O Senhor das Moscas de William Golding. Rio de Janeiro: Lúmen Juris, 2011, p. 109-121.

SÁNCHEZ RUBIO, David. Hinkelammert, Franz. Crítica de la razão utópica. Desclée de Brouwer: Bilbao, 2002, Revista Crítica Jurídica, n. 20, p. 267-274, 2002.

Downloads

Publicado

31.07.2023

Como Citar

LUDWIG, Celso Luiz. Franz Hinkelammert: notas bio e bibliográficas. InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 9, n. 2, p. 659–668, 2023. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v9i2.50304. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/50304. Acesso em: 12 jun. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.