Com quem? junto a quem? contra o quê? convergências, diferenças, divergências, oposições (uma contribuição aos circuitos de escritos e diálogo ao redor dos “100 anos de Paulo Freire”)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/revistainsurgncia.v8i1.41772

Palavras-chave:

Paulo Freire, pedagogia do oprimido, pedagogias de vocação transformadora

Resumo

O que importa neste breve escrito são as convergências, as diferenças, as divergências e as oposições em e entre vocações da educação em nossa atualidade. Este será o momento de relembrar que Paulo Freire escreveu Pedagogia do Oprimido como um livro assertivamente “contra”. Enfim, não se trata de apenas buscar melhorar o existente no interior do cultural campo da educação. Trata-se de buscar em e entre territórios em disputa, o lugar de uma nova hegemonia. E, em sua busca do “inédito viável”, a procura de seu horizonte possível. Trata-se de propor outras contra-vocações; estabelecer e afirmar outras pedagogias; ocupar e preservar a territórios libertados para uma educação emancipadora através de outras escolas e outras diferentes instâncias do ensinar-e-aprender.

Referências

ARROYO, Miguel. Verbete: Pedagogia do Oprimido. Em: Dicionário da Educação do Campo.

CALDART, Roseli et alli (organizadores), 2012, Editora Expressão Popular, São Paulo

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido – o manuscrito, 2018, Editora e Livraria do Instituto Paulo Freire, UNINOVE, São Paulo

PRADA, Diana Maria Romero (editora). La Educación Propia - vivencias y reflexiones,Sistematización del proceso de educación propia en el Territorio Indígena del Departamento de Caldas 2017, Editora Planeta Paz, Bogotá

TOLSTOI, Liev. Liev Tolstoi – os últimos dias, 2011, Penguin Books/Companhia das Letras, São Paulo

TORRES, Alfonso Carrillo. La Educación Popular – trayectória y actualidad, 2007, Editorial El Buho, Bogotá

Vários autores. Revista da ADUSP - Associação dos Docentes da USP. nov. 2019, n. 63

Downloads

Publicado

31.01.2022

Como Citar

RODRIGUES BRANDÃO, C. . Com quem? junto a quem? contra o quê? convergências, diferenças, divergências, oposições (uma contribuição aos circuitos de escritos e diálogo ao redor dos “100 anos de Paulo Freire”). InSURgência: revista de direitos e movimentos sociais, Brasília, v. 8, n. 1, p. 41–54, 2022. DOI: 10.26512/revistainsurgncia.v8i1.41772. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/insurgencia/article/view/41772. Acesso em: 17 ago. 2022.