Um estudo exploratório sobre o ensino remoto de língua inglesa na escola pública potiguar em tempos de pandemia de Covid-19 (2020-2021)
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.42632Mots-clés :
ensino remoto, língua inglesa, escola pública, pandemia, covid-19Résumé
O objetivo deste estudo é caracterizar o ensino remoto de língua inglesa na escola pública potiguar em tempos de pandemia de Covid-19 (2020-2021). Fundamentam a pesquisa recentes reflexões sobre o ensino remoto, forma emergencial de ensino adotada por escolas, institutos e universidades durante o distanciamento social em tempos de crise sanitária. Metodologicamente, foi realizado um estudo qualitativo de caráter exploratório, por meio da aplicação de um questionário on-line (Google Forms) com professores de Língua Inglesa da 13ª Diretoria de Educação e Cultura (DIREC) do estado do Rio Grande do Norte (RN), Brasil. A análise dos dados revela que o ensino remoto de língua inglesa na escola pública potiguar caracteriza-se pelo uso de tecnologias digitais diversas, pela gravação de videoaulas e pelo envio de conteúdos digitais e material impresso aos estudantes. Os dados evidenciam, também, a falta de acesso à Internet, o baixo interesse dos estudantes e a ausência do recebimento de capacitação docente para atuação no ensino remoto. Conclui-se que o ensino remoto de língua inglesa na escola pública enfrenta desafios que inviabilizam o acesso a uma aprendizagem da língua de forma ampla e democrática.
Téléchargements
Références
BASTOS, R. L. G.; LIMA, S. C. Narrativas de aprendizagem de inglês em tempos de pandemia. In: OLIVEIRA, K. C. C. de et al. (Org.). Reflexões sobre o ensino de línguas e literaturas, formação docente e material didático. São Paulo: Pedro e João Editores, 2020. p. 75-91. Acesso em: 20 mar. 2022.
BASTOS, R. L. G. Interações discursivas em uma aula on-line de língua inglesa na plataforma Google Meet. Revista Tabuleiro de Letras, v. 15, n. 1, p. 120-137, jan./jun. 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/11387. Acesso em: 08 fev. 2022.
CAMPOS, B. S; KAMI, C. M. C.; SALOMÃO, A. C. B. A mediação no Teletandem durante a pandemia da Covid-19. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, ano 20, n. 1, p. DT3, 2021 Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/36452. Acesso em: 09 mar. 2022.
DENARDI, D. A. C.; MARCOS, R. A.; STANKOSKI, C. R. Impactos da pandemia Covid-19 nas aulas de inglês. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 74, n. 3, p. 113-143, set./dez. 2021. Acesso em: 15 mar. 2022.
DÖRNYEI, Z. Questionnaires in second language research: construction, administration, and processing. [s.L.]: Lawrence Erlbaum Associates, 2003.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIMA, J. H. G. de; ROSSO, G. P. P.; PASINI, L. G. R. Inglês como Língua Franca (ILF) e translinguagem no ensino remoto emergencial. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 20, n. 1, p. DT5, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/37559. Acesso em: 09 mar. 2022.
MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva [on-line], v. 17, n. 3, p. 621-626, 13 nov. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007. Acesso em: 13 dez. 2021.
MOITA LOPES, L. P. Uma Linguística Aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como Linguista Aplicado. In: _____. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 13-44.
MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 26 fev. 2022.
RIO GRANDE DO NORTE (Estado). Portaria-SEI nº 184, de 04 de maio de 2020. Dispõe sobre as Normas para reorganização do planejamento curricular do ano de 2020, com a finalidade de orientar os Planos de Atividades e a inclusão de atividades não presenciais na Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Norte, em regime excepcional e transitório, durante o período de isolamento social motivado pela pandemia da Covid-19. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, 6 maio 2020. Disponível em: http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20200505&id_doc=681841. Acesso em: 04 dez. 2021.
SANTOS DA SILVA, M.; FAJARDO TURBIN, A. E. Ressonâncias discursivas construídas sobre o uso do LD de inglês no Pará em tempos de crise. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v. 20, n. 1, p. DT4, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/36115. Acesso em: 09 mar. 2022.
SANTOS, K. M. A AULA NÃO É MAIS PRESENCIAL, E AGORA? Tecnologias e experiências docentes em tempos de Covid-19. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 11, n. 2, 2020. Acesso em: 23 mar. 2022.
SEBA, A. L. D. V.; SILVA, V. Um estudo de caso sobre as tecnologias digitais e o ensino de línguas estrangeiras em uma escola do campo no município de Cáceres-MT: adaptações, complexidades e autoorganizações. Letras de Hoje, v. 57, n. 1, p. e41956, 9 mar. 2022. Acesso em: 17 abr. 2022.
VOLÓCHINOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017. 373p.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Horizontes de Linguistica Aplicada 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
A Revista Horizontes de Linguística Aplicada de http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.