An exploratory study about remote English language teaching in potiguar public school in time of Covid-19 pandemic (2020-2021)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.42632

Keywords:

remote teaching, English, Public school, Pandemic, Covid-19

Abstract

The purpose of this study is to characterize the remote teaching of the English language in the public school of Rio Grande do Norte in times of the Covid-19 pandemic (2020-2021). The research is based on recent reflections on remote teaching, an emergency form of teaching adopted by schools, institutes and universities during social distancing in times of health crisis. Methodologically, an exploratory qualitative study was carried out, through the application of an on-line questionnaire (Google Forms) with English language teachers from the 13th Directorate of Education and Culture (DEC) of the state of Rio Grande do Norte (RN), Brazil. Data analysis reveals that remote teaching of the English language in public schools in Rio Grande do Norte is characterized by the use of different digital technologies, recording video lessons and sending digital content and printed material to students. The data also show the lack of access to the internet, the low interest of students and the absence of receiving teacher training to work in remote teaching. It was concluded that remote teaching of English in public schools faces challenges that make access to language learning in a broad and democratic way unfeasible.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

João Walison de Oliveira Costa, POSENSINO/Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Graduado no Curso Lato Sensu Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI (2019 - 2020). Licenciado em Letras com habilidade em Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2014 - 2018). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (POSENSINO) associação entre UERN, UFERSA e IFRN (2020-2022). Atuou como professor Ens. Básico Tech Tecnológico-Substituto de Língua Inglesa nos cursos Técnico Integrado de Informática, Apicultura e Alimentos no Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN Campus Pau dos Ferros (2019). Capacitação no curso Spanglish: Formação continuada de docentes de línguas estrangeiras das escolas públicas do RN pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN Campus Currais Novos. Atualmente leciona a disciplina de Língua Inglesa no Colégio Luz Pequeno Príncipe - CLPP (2015 - 2020). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Inglês. Possui curso de Capacitação Prática da Metodologia OPEE. Possui Certificado em Fonética Articulada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2016). Certificado no II Colóquio de Literatura e Cultura Anglófona (2014). Temas de interesse: Gêneros Textuais; Multiletramentos; Tecnologias Digitais; Ensino de Línguas e Ensino de Línguas e Tecnologias.

Samuel de Carvalho Lima, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Atualmente, exerce o cargo de Assessor de Extensão e Relações Internacionais (ASERI), em exercício na Reitoria do IFRN, Natal (2020-atual). Licenciado em Letras - Português, Inglês e respectivas Literaturas, Mestre e Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, com pesquisa desenvolvida no campo da Linguística Aplicada (2007, 2009 e 2012). Tem pós-doutorado em Ciências da Educação, na especialidade de Educação em Línguas Estrangeiras, pela Universidade do Minho (Portugal, 2018). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, campus Mossoró (IFRN), onde atua em cursos técnicos, no ensino superior, na Especialização em Educação e Contemporaneidade, no Mestrado em Ensino (POSENSINO) e no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). É líder do Grupo de Pesquisa em Ensino-Aprendizagem de Línguas (CNPq/IFRN). Temas de interesse: Teoria Dialógica do Discurso, ensino de línguas, escola pública, tecnologias digitais. 

References

BASTOS, R. L. G.; LIMA, S. C. Narrativas de aprendizagem de inglês em tempos de pandemia. In: OLIVEIRA, K. C. C. de et al. (Org.). Reflexões sobre o ensino de línguas e literaturas, formação docente e material didático. São Paulo: Pedro e João Editores, 2020. p. 75-91. Acesso em: 20 mar. 2022.

BASTOS, R. L. G. Interações discursivas em uma aula on-line de língua inglesa na plataforma Google Meet. Revista Tabuleiro de Letras, v. 15, n. 1, p. 120-137, jan./jun. 2021. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/11387. Acesso em: 08 fev. 2022.

CAMPOS, B. S; KAMI, C. M. C.; SALOMÃO, A. C. B. A mediação no Teletandem durante a pandemia da Covid-19. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, ano 20, n. 1, p. DT3, 2021 Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/36452. Acesso em: 09 mar. 2022.

DENARDI, D. A. C.; MARCOS, R. A.; STANKOSKI, C. R. Impactos da pandemia Covid-19 nas aulas de inglês. Ilha do Desterro, Florianópolis, v. 74, n. 3, p. 113-143, set./dez. 2021. Acesso em: 15 mar. 2022.

DÖRNYEI, Z. Questionnaires in second language research: construction, administration, and processing. [s.L.]: Lawrence Erlbaum Associates, 2003.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LIMA, J. H. G. de; ROSSO, G. P. P.; PASINI, L. G. R. Inglês como Língua Franca (ILF) e translinguagem no ensino remoto emergencial. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, v. 20, n. 1, p. DT5, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/37559. Acesso em: 09 mar. 2022.

MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva [on-line], v. 17, n. 3, p. 621-626, 13 nov. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012000300007. Acesso em: 13 dez. 2021.

MOITA LOPES, L. P. Uma Linguística Aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como Linguista Aplicado. In: _____. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 13-44.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v. 20, n. 26, 2020. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438. Acesso em: 26 fev. 2022.

RIO GRANDE DO NORTE (Estado). Portaria-SEI nº 184, de 04 de maio de 2020. Dispõe sobre as Normas para reorganização do planejamento curricular do ano de 2020, com a finalidade de orientar os Planos de Atividades e a inclusão de atividades não presenciais na Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Norte, em regime excepcional e transitório, durante o período de isolamento social motivado pela pandemia da Covid-19. Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, 6 maio 2020. Disponível em: http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20200505&id_doc=681841. Acesso em: 04 dez. 2021.

SANTOS DA SILVA, M.; FAJARDO TURBIN, A. E. Ressonâncias discursivas construídas sobre o uso do LD de inglês no Pará em tempos de crise. Revista Horizontes de Linguistica Aplicada, v. 20, n. 1, p. DT4, 2021. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/36115. Acesso em: 09 mar. 2022.

SANTOS, K. M. A AULA NÃO É MAIS PRESENCIAL, E AGORA? Tecnologias e experiências docentes em tempos de Covid-19. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 11, n. 2, 2020. Acesso em: 23 mar. 2022.

SEBA, A. L. D. V.; SILVA, V. Um estudo de caso sobre as tecnologias digitais e o ensino de línguas estrangeiras em uma escola do campo no município de Cáceres-MT: adaptações, complexidades e autoorganizações. Letras de Hoje, v. 57, n. 1, p. e41956, 9 mar. 2022. Acesso em: 17 abr. 2022.

VOLÓCHINOV, Valentin (Círculo de Bakhtin). Marxismo e filosofia da linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução, notas e glossário de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. Ensaio introdutório de Sheila Grillo. São Paulo: Editora 34, 2017. 373p.

Published

2022-06-30

How to Cite

Costa, J. W. de O., & Lima, S. de C. (2022). An exploratory study about remote English language teaching in potiguar public school in time of Covid-19 pandemic (2020-2021). Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(1), AG10. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.42632