Diversidades em um livro didático de língua inglesa: representações visuais e/em interseccionalidade
DOI :
https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.41515Mots-clés :
Livro Didático de Inglês, Linguagem Visual, InterseccionalidadeRésumé
À luz de uma perspectiva da Linguística Aplicada (LA) do século XXI (MOITA LOPES, 2006), o presente artigo propõe uma análise inicial de representações de pessoas veiculadas pela linguagem visual sob uma perspectiva sociossemiótica (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; NASCIMENTO; BEZERRA; HEBERLE, 2011) e interseccional (CRENSHAW, 2002; LIBARDI; JACKS, 2020) em um livro didático de língua inglesa. O corpus deste estudo é composto por 27 recursos imagéticos, os quais estão distribuídos em 12 páginas de abertura de unidade do Livro Didático (LD). O LD selecionado pertence ao componente curricular Língua Estrangeira Moderna (Inglês) chama-se Way to English for Brazilian Learners (editora Ática, 2020, 3ª edição) e é direcionado ao sexto ano do Ensino Fundamental. Foram adotados os seguintes passos analíticos: a) identificação do número de recursos imagéticos com pessoas presentes nas páginas de abertura das unidades; b) contagem, tabulação e descrição dos recursos imagéticos com foco na representação de pessoas através dos significados representativos da Gramática do Design Visual (GDV) (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; NASCIMENTO; BEZERRA; HEBERLE, 2011) e da interseccionalidade (CRENSHAW, 2002; LIBARDI; JACKS, 2020); e c) interpretação dos dados considerando um contexto pedagógico possível para o LD, a LA e alguns pontos da Sociologia da Educação (SE). Os recursos imagéticos analisados apontaram para uma perspectiva relativamente positiva em relação à (co)existência das diversidades humanas no que diz respeito aos gêneros masculino e feminino e raças/etnias brancas/não brancas e oriental, com algumas exceções no que tange a pessoas trans/não binárias e com deficiência.
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