Diversidades em um livro didático de língua inglesa: representações visuais e/em interseccionalidade

Auteurs-es

  • Victor Gomes Milani Programa de Pós-Graduação em Letras/Universidade Federal de Santa Maria (PPGL/UFSM) e Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria/RS (SMED/PMSM) https://orcid.org/0000-0002-6821-9354

DOI :

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.41515

Mots-clés :

Livro Didático de Inglês, Linguagem Visual, Interseccionalidade

Résumé

À luz de uma perspectiva da Linguística Aplicada (LA) do século XXI (MOITA LOPES, 2006), o presente artigo propõe uma análise inicial de representações de pessoas veiculadas pela linguagem visual sob uma perspectiva sociossemiótica (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; NASCIMENTO; BEZERRA; HEBERLE, 2011) e interseccional (CRENSHAW, 2002; LIBARDI; JACKS, 2020) em um livro didático de língua inglesa. O corpus deste estudo é composto por 27 recursos imagéticos, os quais estão distribuídos em 12 páginas de abertura de unidade do Livro Didático (LD). O LD selecionado pertence ao componente curricular Língua Estrangeira Moderna (Inglês) chama-se Way to English for Brazilian Learners (editora Ática, 2020, 3ª edição) e é direcionado ao sexto ano do Ensino Fundamental. Foram adotados os seguintes passos analíticos: a) identificação do número de recursos imagéticos com pessoas presentes nas páginas de abertura das unidades; b) contagem, tabulação e descrição dos recursos imagéticos com foco na representação de pessoas através dos significados representativos da Gramática do Design Visual (GDV) (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; NASCIMENTO; BEZERRA; HEBERLE, 2011) e da interseccionalidade (CRENSHAW, 2002; LIBARDI; JACKS, 2020); e c) interpretação dos dados considerando um contexto pedagógico possível para o LD, a LA e alguns pontos da Sociologia da Educação (SE). Os recursos imagéticos analisados apontaram para uma perspectiva relativamente positiva em relação à (co)existência das diversidades humanas no que diz respeito aos gêneros masculino e feminino e raças/etnias brancas/não brancas e oriental, com algumas exceções no que tange a pessoas trans/não binárias e com deficiência.

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Victor Gomes Milani, Programa de Pós-Graduação em Letras/Universidade Federal de Santa Maria (PPGL/UFSM) e Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria/RS (SMED/PMSM)

Doutorando em Letras - Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Letras Inglês e Literaturas de Língua Inglesa pela UFSM (2014) e em Letras - Português e Literaturas pelo Centro Universitário Internacional (2020), especialista em Ensino de Língua Portuguesa: Oralidade e Escrita pela Universidade do Oeste Paulista (2016) e Mestre em Letras: Estudos Linguísticos pela UFSM (2017). Interesses: Linguística Sistêmico-Funcional, Multimodalidade, Multiletramentos, Fonologia da Língua Inglesa, Ensino de Língua Inglesa para fins Específicos/Acadêmicos, Análise Crítica de Gênero, Análise de Gênero e Análise Crítica do Discurso. Possui experiência com ensino de língua inglesa em diversas modalidades e contextos, com ênfase em fins específicos e no ensino fundamental. É professor efetivo de Língua Inglesa na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS desde 2016.

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Publié-e

2022-05-20

Comment citer

Milani, V. G. . (2022). Diversidades em um livro didático de língua inglesa: representações visuais e/em interseccionalidade. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(1), AG4. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.41515