Educação online em cursos de Letras-Espanhol: do ERE às possibilidades para o período pós-pandêmico

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.40221

Mots-clés :

ERE, Ensino híbrido, Ensino de língua espanhola

Résumé

Devido à pandemia ocasionada pelo coronavírus (COVID-19), foi necessária a adoção do ensino remoto emergencial (ERE) como forma de minimizar os impactos do isolamento social na educação. Assim, as atividades educacionais, antes totalmente presenciais, passaram a ser realizadas através de tecnologias digitais online. Portanto, tratamos, neste artigo, de discutir práticas inovadoras emergentes no ensino superior a partir do ERE, mais especificamente, através de dois objetivos: i) Descrever as metodologias ativas e suas possibilidades em um contexto de pós-pandemia, e ii) Propor o ensino híbrido em uma licenciatura em Letras-Espanhol. Baseamo-nos em Colvara e Santo (2019), no que diz respeito a abordagem da sala de aula invertida no ensino superior, e em Horn e Stalker (2015), Bacich e Moran (2018) e Filantro e Cavalcanti (2018) para a discussão das metodologias ativas e o ensino híbrido. Como resultado, sugerimos que os professores de instituições de ensino superior (IES), com a integração de recursos digitais educacionais (RED) às suas práticas, podem criar uma narrativa multimídia para suas disciplinas. Nas considerações finais, apresentamos orientações para um modelo de ensino híbrido de aulas em um curso de licenciatura em Letras-Espanhol.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia da educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2019.

BRASIL. Resolução Nº 1, de 11 de março de 2016. Estabelece Diretrizes e Normas Nacionais para a Oferta de Programas e Cursos de Educação Superior na Modalidade a Distância. Ministério da Educação, 1 mar. 2016.

COLVARA, J. S.; SANTO, E. E. Sala de aula invertida: desafios para o ensino superior. Curitiba: Appris, 2019.

DUDENEY, G; HOCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos digitais. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FAVA, R. Educação 3.0: aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Saraiva, 2014.

FILANTRO, A.; CAVALCANTI, C. C. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegra: Artes Médicas, 1995.

HORN, M. B.; STAKER, H. Blended: usando a inovação disruptiva para aprimorar a educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

KUKLINSKI, H. P.; COBO, C. Expandir la universidad más allá de la enseñanza remota emergencial: ideas hacia un modelo híbrido post-pandemia. Barcelona: Outliers School, 2020.

MORAN, J. M. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia da educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

NEVES, V. J.; MERCANTI, B. L.; LIMA, M. T. Metodologias ativas: perspectivas teóricas e práticas no ensino superior. Campinas, SP: Pontes editora, 2018.

ROCHA, J. Design thinking na formação de professores: novos olhares para o desafio da educação. In: BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

SILVA, I. D.; SANADA, E. R. Procedimentos metodológicos nas salas de aula do curso de pedagogia: experiências de ensino híbrido. In: BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

Téléchargements

Publié-e

2022-05-24

Comment citer

Lima, S. de P., & Carvalho, T. L. de. (2022). Educação online em cursos de Letras-Espanhol: do ERE às possibilidades para o período pós-pandêmico. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 21(1), AG3. https://doi.org/10.26512/rhla.v21i1.40221