Tradução pedagógica

enfoques linguísticos e interpretativos

Auteurs-es

  • Irène Zohra Séréro Cervo Universidade de Brasília

Mots-clés :

Tradução, ensino, tradução pedagógica

Résumé

Este trabalho tem por objetivos: 1) revisitar o conceito tradicional de “tradução pedagógica como exercício de “transcodificação”, operação exclusivamente linguística, ainda praticado no ensino universitário das línguas estrangeiras; 2) confrontá-lo a um novo conceito de tradução comunicativa e interpretativa, fundado na Teoria Interpretativa da Tradução, voltado para a interação social e o sentido textual, que deve ser o verdadeiro objeto da tradução, seja ela pedagógica ou profissional; mostrar, por meio de um quadro comparativo, os usos e funções da tradução, segundo o enfoque que lhe é dado, justificando assim a necessidade de mudança na abordagem desta modalidade de uso da linguagem.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2005-06-01

Comment citer

Cervo, I. Z. S. (2005). Tradução pedagógica: enfoques linguísticos e interpretativos. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 4(1), 67–78. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/30315

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.