O ensaio como disposição: o texto acadêmico como um percurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53928

Palavras-chave:

Ensaio, Escrita acadêmica, Ciência, Escrita ensaística

Resumo

Neste texto, discutimos a relação entre pesquisa e escrita ensaística, fazendo um contraste entre a tendência de padronização da escrita acadêmica, uma escrita moldada por gêneros específicos, e a inserção do sujeito em seu próprio texto e em sua pesquisa, propiciada pelo ensaio. Para isso, questionamos a predominância do modelo canônico de escrita acadêmica, herdado da tradição positivista de ciência, que exclui alguns gêneros em detrimento de outros, conferindo validação científica aos textos nos quais o sujeito da pesquisa é apagado do processo de construção do conhecimento. Partindo disso, argumentamos que a escrita ensaística permite uma abordagem que reconhece que a interpretação da realidade depende do sujeito, o que vai de encontro com os ideais da ciência que busca pela “verdade”. Defendemos que é esse lugar de sujeito que permite a dúvida, a pesquisa, que está no cerne do fazer científico. Concluímos que o ensaio como disposição não deve ser visto apenas como um gênero válido para a escrita acadêmica, mas também como uma atitude a serviço do fazer do pesquisador, que nunca se separa de seu objeto de trabalho.

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Biografia do Autor

Magali Lopes Endruweit, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), mestrado em Letras - Linguística Aplicada - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Letras - Estudos da Linguagem - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). É professora do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras da UFRGS, atuando nas disciplinas de ensino de escrita e escrita acadêmica, na graduação. Professora da Pós-Graduação na área de Linguística Aplicada e de Estudos Literários Aplicados. Tem experiência na área de Linguística, pesquisando, principalmente, os seguintes temas: enunciação, escrita, leitura, ensino e avaliação de texto.

Jonas Augusto Fagundes , PPGLET/Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2022). Trabalha com tradução do Inglês, escrita acadêmica e pesquisa nas áreas de linguística, enunciação, escrita e narração.

Vinícius Festa Rigo , PPGLET/Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduado em Bacharelado em Letras Português/Inglês pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrando em Estudos da Linguagem, na linha de Linguística Aplicada, pelo Programa de Pós-graduação em Letras (PPGLET) da mesma instituição. Pesquisa escrita e pontuação pelo viés da Linguística da Enunciação, sob orientação da Profa. Dra. Magali Lopes Endruweit, e participa do projeto de pesquisa "Escrever e ler na universidade: reflexões e caminhos", coordenado pela mesma professora. Trabalha como freelancer de revisão de textos, normalização e redação.

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Publicado

2024-12-23

Como Citar

Endruweit, M. L., Fagundes , J. A., & Rigo , V. F. (2024). O ensaio como disposição: o texto acadêmico como um percurso. Revista Horizontes De Linguistica Aplicada, 23(2), DT9. https://doi.org/10.26512/rhla.v23i2.53928

Edição

Seção

Dossiê: A escrita acadêmica a partir de diferentes abordagens teóricas

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