Artesanato de renda irlandesa em Sergipe:
histórias de vida, histórias de ofício
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v2i4.10814Parole chiave:
renda, artesanato, economia da cultura, patrimônio imaterialAbstract
A rendeira integra o imaginário popular brasileiro como artesã de um ofício em finos fios, como guardiã da memória coletiva e de um patrimônio cultural transmitido por gerações. A Renda Irlandesa, considerada um dos produtos artesanais mais requintados de Sergipe, possui destaque em Divina Pastora, mas também é produzida e comercializada em Laranjeiras. Esse artigo tem por objetivo apresentar as histórias de vida e histórias de ofício das rendeiras articulando sua produção cultural com a perpectiva de uma Economia da Cultura que enseje a valorização do patrimônio imaterial local na transmissão do artesanato, mas também o insira nos processos de desenvolvimento das comunidades que sobrevivem dessa tradição. Como método de pesquisa utilizou-se da história oral temática com entrevistas gravadas e filmadas nas comunidades estudadas. Grande parte das artesãs complementa sua renda familiar ou sobrevive da produção artesanal. Assim, o artigo aponta os processos de registro do ofício junto ao Iphan e ao INPI, identificando a necessidade da historicização dos procedimentos de obtenção da Indicação Geográfica (IG) de Divina Pastora e promoção da solicitação de novas IG’s para as demais localidades produtoras da renda no estado como forma de valorização comercial.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.