Um literato feminista:

Jônatas Batista e as ampliações das responsabilidades femininas em Teresina (1906-1927)

Autores

  • Ronyere Ferreira Universidade Federal do Piauí.
  • Teresinha Queiroz Universidade Federal do Piauí.

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v3i6.10911

Palavras-chave:

Jônatas Batista, Feminismo, Teresina

Resumo

Este artigo busca analisar a participação dos literatos no processo de ampliação das responsabilidades sociais das mulheres, durante as primeiras décadas do século XX, em Teresina (PI), privilegiando a trajetória social de Jônatas Batista e seus posicionamentos perante o processo histórico que se desenrolava. Os escritos deste literato permitem identificar os debates sobre o feminismo e as novas demandas que surgiam na cidade. Como fontes, utiliza poemas, crônicas e a peça Astúcia de Mulher, escrita por Jônatas Batista em 1925. Argumenta-se que por meio das funções de cronista, dramaturgo, conferencista e poeta, Jônatas Batista buscou interferir em seu cotidiano e legitimar atitudes consideradas feministas, dentre elas a atuação na política, imprensa e esportes modernos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronyere Ferreira, Universidade Federal do Piauí.

Ronyere Ferreira é graduando em História pela Universidade Federal do Piauí e integrante do Grupo de Pesquisa História Social da Cultura: Literatura, Imprensa e Sociedade (cadastrado no CNPq).

Teresinha Queiroz, Universidade Federal do Piauí.

Teresinha Queiroz é doutora em História pela Universidade de São Paulo; professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Downloads

Publicado

2016-04-11

Como Citar

Ferreira, R., & Queiroz, T. (2016). Um literato feminista:: Jônatas Batista e as ampliações das responsabilidades femininas em Teresina (1906-1927). História, histórias, 3(6), 99–116. https://doi.org/10.26512/hh.v3i6.10911