A Ditadura Civil Militar e o ensino de História

o jogo Arquivo 7.0

Auteurs-es

  • Laura Bossle Caríssimi Professora de História da Prefeitura Municipal de Farroupilha
  • Roberto Radunz UCS - Universidade de Caxias do Sul

DOI :

https://doi.org/10.26512/hh.v7i13.19292

Mots-clés :

Jogos, Ensino de História, Acervos, Fontes

Résumé

Temas sensíveis no ensino de História exigem dos professores uma preparação especial, no sentido de envolverem os alunos na construção do conhecimento. O tema em questão neste artigo sofre daquilo que os teóricos do Tempo Presente chamam de pressão dos contemporâneos, ou seja, a existência de testemunhas que podem contraditar as concepções históricas. Em razão dos problemas envolvendo o tema da ditadura civil-militar, esta proposta utiliza o jogo de tabuleiro Arquivo 7.0 para analisar a conjuntura. O jogo está ambientado no período e tem como protagonistas desaparecidos políticos em circunstâncias distintas. O desafio lúdico foi validado numa turma do ensino fundamental em Caxias do Sul (RS), onde os alunos seguiram uma proposta de sequência didática. O artigo apresenta os resultados dessa experiência.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2019-04-07

Comment citer

Caríssimi, L. B., & Radunz, R. (2019). A Ditadura Civil Militar e o ensino de História: o jogo Arquivo 7.0. Histoire, Histoires, 7(13), 24–41. https://doi.org/10.26512/hh.v7i13.19292

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.