Traços de Brasilidade:

representação do negro na arte de Pasquale De Chirico

Auteurs-es

  • Roselene de Souza Ferrante UNICAMP

DOI :

https://doi.org/10.26512/hh.v6i11.11009

Mots-clés :

Monumento Público, Escultor Italiano, Pasquale De Chirico, tipos negros

Résumé

O escultor italiano Pasquale De Chirico (1873-1943) foi responsável por um amplo conjunto de monumentos escultóricos em Salvador, sendo Castro Alves a obra pela qual ele é mais lembrado. Ilustres como Visconde de Cayrú, Padre Manoel da Nobrega, Dom Pedro II e Barão do Rio Branco foram homenageados em praça pública. De modo paralelo à profícua produção da estatuária pública, o artista elaborou um amplo conjunto de representações (gravuras e estátuas) de “tipos humanos”, em especial de afro-brasileiros, vincado na tradição iconográfica das cabeças/faces. Os registros dos tais “tipos negros” realizados por De Chirico podem suscitar fraturas no discurso de grandeza e mitificação do passado valorizado pela elite letrada local, cuja exaltação da herança europeia pautava sua autorrepresentação.

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Biographie de l'auteur-e

Roselene de Souza Ferrante, UNICAMP

Graduação em História com concentração em Patrimônio Cultural pela Universidade Católica de Salvador (UCSal); Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

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Publié-e

2018-07-21

Comment citer

Ferrante, R. de S. (2018). Traços de Brasilidade:: representação do negro na arte de Pasquale De Chirico. Histoire, Histoires, 6(11), 90–108. https://doi.org/10.26512/hh.v6i11.11009

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