O princípio Dilbert e a educação:
humor e crítica à gestão do trabalho em uma tira em quadrinhos
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v4i7.10930Palavras-chave:
Dilbert, Humor, CríticaResumo
O objeto deste artigo é Dilbert, personagem criado pelo cartunista americano Scott Adams e publicado em tiras de jornal desde 1989. O autor representa, de forma sarcástica e com a contribuição de seu público, o convívio conflituoso de funcionários no trabalho em escritórios. Entendemos que a eficácia da mensagem depende de um elo comum entre o emissor e o receptor, uma porta de entrada para o universo desconhecido que a obra propõe; o humor é uma excelente opção de vínculo, pois, para produzir o efeito desejado, a piada gera envolvimento, desperta a percepção, provoca estados de atenção e de compreensão simultâneos. Desse modo, os quadrinhos de humor são uma mídia usada com frequência na educação, promovendo o interesse dos alunos sobre os assuntos abordados em sala de aula. A pergunta que nos interessa responder é: “de que forma o humor nas tiras de Dilbert pode contribuir para a ampliação da consciência crítica do público sobre as relações no ambiente de trabalho?”. Consideramos que Dilbert atua como uma lente sarcástica sobre um pequeno recorte de um amplo objeto: as relações entre empregados no âmbito das grandes empresas, local onde a rigidez do cotidiano cria e reproduz estruturas de controle e domínio dos sujeitos. O humor e a crítica na obra de Adams têm o potencial de elevar a consciência do leitor, por meio das provocações sobre os temas que aborda.
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