A Prova no Papel
Sobre os mecanismos de (re)produção e transmissão de evidências documentais para o conhecimento histórico do século XVIII
DOI:
https://doi.org/10.26512/rhh.v10i19.47159Palavras-chave:
história moderna, hist´ória do livro, História do ConhecimentoResumo
Do ponto de vista do conhecimento histórico da Época Moderna, o que estava em jogo quando artefatos manuscritos eram examinados através de reproduções? Quais eram as funções e os limites dessas reproduções, no contexto setecentista de produção do conhecimento histórico? Neste artigo, exploro essas questões ao examinar quatro gravuras diferentes de uma pedra tumular descoberta em 1770. Tal descoberta deflagrou uma disputa pública, por sua vez arbitrada pelo diretor do Instituto Real de Ciências Históricas da Universidade de Göttingen, Johann Christoph Gatterer (1727-1799). A análise das imagens fundamenta a tese segundo a qual os artefatos impressos na Época Moderna podem ser vistos como uma prova no papel dos mecanismos de (re)produção e transmissão do conhecimento.
Downloads
Referências
Referências bibliográficas no artigo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 História, histórias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.