Epistemologia, aprendizagem e formação

Debates e posicionamentos em torno das finalidades do ensino da história

Autores

  • Eder Cristiano de Souza UNILA

DOI:

https://doi.org/10.26512/rhh.v8i16.31128

Palavras-chave:

Educación Histórica, Epistemologia, Formação Histórica

Resumo

Este artigo pretende fazer um balanço teórico em torno das relações entre epistemologia, aprendizagem e formação, apresentando propostas do campo da Educação Histórica no Brasil e também evidenciando e debatendo influências internacionais que subsidiam essas proposições. O intuito é evidenciar as finalidades para o ensino de História expressas nesses debates, apontando problemáticas e questionando propostas para o ensino e as concepções de formação que as embasam, de forma a situar nosso posicionamento em defesa de um ensino efetivamente mais próximo de uma epistemologia da História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Referências bibliográficas

ASHBY, Rosalyn. Conceito de Evidência Histórica: exigências curriculares e concepções dos alunos. In BARCA, I. (Org.). Educação histórica e museus. Actas das Segundas Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: Lusografe, 2003, p. 19-36.

BARCA, Isabel. Educação Histórica: uma nova área de investigação. Revista da Faculdade de Letras ”“ História. (Porto). Série III, v.2, 2001, p.13-21.

BARCA, Isabel. Literacia e consciência histórica. Educar. Curitiba. n. Especial. p. 93-112. 2006.

BERGMANN, Klaus. A história na reflexão didática. Revista Brasileira de História (São Paulo) v. 9, n. 19, p. 29-42, set. 1989/fev. 1990.

LEE, Peter. Nós fabricamos carros e eles tinham que andar a pé': compreensão das pessoas do passado. In BARCA, I. (Org.). Educação histórica e museus. Actas das Segundas Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: Lusografe, 2003, p. 9-18.

LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista (Curitiba) n. Especial, 2006, p. 131-150.

LEE, Peter. Educação Histórica, Consciência Histórica e Literacia Histórica. In BARCA (org). Actas das VII Jornadas de Educação Histórica: Estudos de consciência História na Europa, América, Ásia e África. CIED-UNMINHO, Braga, 2007. P. 11-32.

LEE, Peter. “Por que aprender História”? Educar em Revista. Dossiê: História, epistemologia e ensino: desafios de um diálogo em tempos de incertezas. (Curitiba) N 42. out/dez 2011.

LEE, Peter. Literacia histórica e história transformativa. Educar em Revista. (Curitiba). Brasil, n. 60, p. 107-146. Abr/Jun, 2016. P. 107-146.

LEE, Peter; ASHBY, Rosalyn; DICKINSON, Alaric. Progression in children’s ideas about History. IN: HUGHES, Martin (Ed.). Progression in learning. Clevedon: Multilingal Matters, BERA Dialogues II, 1996, p.50-81.

OLIVEIRA, Thiago A. D. A Formação Histórica (Bildung) como princípio da Didática da História no Ensino Médio: Teoria e Prática. Tese (Doutorado em Educação). PPGE ”“ UFPR, Curitiba, 2017, 444 p.

OLIVEIRA, Thiago A. D.; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Para conhecer a Educação Histórica: um inventário da History Education. In RIBEIRO, Cláudia P.; VIEIRA, Helena; BARCA, Isabel; ALVES, Luís Aberto; PINTO, Maria Helena; GAGO, Marília (Orgs). Epistemologias e Ensino de História. CITCEM ”“ Universidade do Porto, 2017, p. 373-394.

PAIS, José Machado. Consciência histórica e identidade: os jovens portugueses num contexto europeu. Oeiras: Celta, 1999.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica - Teoria da História: os fundamentos da ciência histórica. Trad. Estevão C. de Rezende Martins. Brasília: UNB, 2001.

RÜSEN, Jörn. Jörn Rüsen e o Ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2010

RÜSEN, Jörn. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W. A. Editores, 2012.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Desafios teóricos e epistemológicos nas pesquisas em Educação Histórica. Antíteses. Londrina. v. 5, n.10, p. 509-518. jul./dez. 2012.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; URBAN, Ana Claudia. Afinal, o que é Educação Histórica?. RIBEH (Curitiba) v.1, n. 01, Ago-Dez. 2018. p. 07-31.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Literacia Histórica: um desafio para a educação histórica no século XXI. História & Ensino, v. 15, p. 9-22, ago-2009.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A cultura como referência para investigação sobre consciência histórica: diálogos entre Paulo Freire e Jörn Rüsen. In: BARCA, Isabel. Consciência Histórica na Era da Globalização. Atas das XI Jornadas Internacionais de Educação Histórica. CIED ”“ Universidade do Minho, Braga, 2011. p. 191-200.

SEIXAS, Peter. Historical Consciousness. The progress of Knowledge in a Postprogressive Age. In STRAUB, Jürgen. Making Sense of History: narration, identify na historical consciousness. New York - Oxford: Berghan Books, 2006.

SEIXAS, Peter. Ação histórica como um problema para pesquisadores. Antíteses (Londrina), v. 5, n. 10, p. 537-553, jul/dez, 2012. p.537-553.

SEIXAS, Peter. Translation and its discontents: key concepts in English and German History Education. Journal of Curriculum Studies (Londres). V. 48, nº 4, 2016, p. 427-439.

SEIXAS, Peter. A model of historical thinking. Educational Philosophy and Theory. V. 49, nº 6, 2017, p. 593-605.

SILVA, Cristiane B. O Ensino de História ”“ Algumas Reflexões do Reino Unido: Entrevista com Peter Lee. Tempo e Argumento (Florianópolis), v.3, n. 2, Jul/Dez 2012. p. 216-250.

Downloads

Publicado

2020-10-16

Como Citar

Cristiano de Souza, E. (2020). Epistemologia, aprendizagem e formação: Debates e posicionamentos em torno das finalidades do ensino da história. História, histórias, 8(16), 170–196. https://doi.org/10.26512/rhh.v8i16.31128

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.