Traços de Brasilidade:

representação do negro na arte de Pasquale De Chirico

Autores

  • Roselene de Souza Ferrante UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v6i11.11009

Palavras-chave:

Monumento Público, Escultor Italiano, Pasquale De Chirico, tipos negros

Resumo

O escultor italiano Pasquale De Chirico (1873-1943) foi responsável por um amplo conjunto de monumentos escultóricos em Salvador, sendo Castro Alves a obra pela qual ele é mais lembrado. Ilustres como Visconde de Cayrú, Padre Manoel da Nobrega, Dom Pedro II e Barão do Rio Branco foram homenageados em praça pública. De modo paralelo à profícua produção da estatuária pública, o artista elaborou um amplo conjunto de representações (gravuras e estátuas) de “tipos humanos”, em especial de afro-brasileiros, vincado na tradição iconográfica das cabeças/faces. Os registros dos tais “tipos negros” realizados por De Chirico podem suscitar fraturas no discurso de grandeza e mitificação do passado valorizado pela elite letrada local, cuja exaltação da herança europeia pautava sua autorrepresentação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roselene de Souza Ferrante, UNICAMP

Graduação em História com concentração em Patrimônio Cultural pela Universidade Católica de Salvador (UCSal); Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Downloads

Publicado

2018-07-21

Como Citar

Ferrante, R. de S. (2018). Traços de Brasilidade:: representação do negro na arte de Pasquale De Chirico. História, histórias, 6(11), 90–108. https://doi.org/10.26512/hh.v6i11.11009

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.