Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:

fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História

Autores

  • Jaqueline Aparecida Martins Zarbato Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v5i10.10998

Palavras-chave:

Ensino de história, Educação patrimonial, Educação histórica

Resumo

Este artigo visa apresentar a análise realizada a partir da experiência didática desenvolvida na aula de história, no Ensino Fundamental, cujo embasamento meta teórico foi da educação patrimonial e educação histórica como elementos de fundamentação da formação inicial de professores/as. Metodologicamente, a análise baseia-se em duas partes: a) fundamentação da abordagem teórica da Educação Histórica e da Educação Patrimonial; b) desenvolvimento da sequência de ensino com a turma de 8º ano da Escola Estadual Padre João Tomes, em Mato Grosso do Sul. A escola abriga o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Sendo assim, as estratégias didáticas foram desenvolvidas como sequência de ensino (Zabala, 1998) e efetivadas durante o ano de 2015. Desta forma, apresentaremos a fundamentação teórica que embasou a sequência, bem como traremos o percurso metodológico de toda a sequência de ensino.

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Biografia do Autor

Jaqueline Aparecida Martins Zarbato, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Doutora em História Cultural pela UFSC. Professora do curso de História. UFMS/CPTL.

Pesquisadora sobre Memória e história, patrimônio cultural e memória, ensino de história e fontes históricas.

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Publicado

2018-01-16

Como Citar

Zarbato, J. A. M. (2018). Estratégias didáticas e aprendizagem histórica:: fundamentações da educação patrimonial nas aulas de História. História, histórias, 5(10), 61–75. https://doi.org/10.26512/hh.v5i10.10998