Sujeitos de experiência:

professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios

Autores

  • Jezulino Lúcio Mendes Braga Escola de Ciência da Informação-UFMG

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10984

Palavras-chave:

Museu, Experiência, Ensino de história

Resumo

Esse artigo apresenta parte de uma pesquisa de doutorado na qual investiguei a relação dos professores de história com a exposição do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte. Apresento as experiências sensíveis dos docentes no museu e discuto as escolhas que fazem para ensinar história. Afirmo que a potencialidade dos museus para o ensino de história está na forma que dispõe os objetos, imagens e legendas e analiso dados sobre as mediações oferecidas pelo museu aos docentes. Discuto que a educação museal passa pelas experiências sensíveis e que, portanto, os programas e projetos dos setores educativos são potentes para formação docente que é processual critica e reflexiva. Como método de pesquisa utilizamos questionários e entrevistas narrativas em contato com a exposição do museu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jezulino Lúcio Mendes Braga, Escola de Ciência da Informação-UFMG

Professor do Curso de Museologia da Escola de Ciência da Informação-UFMG

Doutor em Educação pela FAE/UFMG

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Mendes Braga, J. L. (2017). Sujeitos de experiência:: professores de história no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios. História, histórias, 5(9), 57–85. https://doi.org/10.26512/hh.v5i9.10984

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.