Questões de gênero, racialização e cultura política na desventurada República:

Santo Antonio de Jesus (Bahia)

Autores

  • Edinelia Maria Oliveira Souza UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v4i8.10952

Palavras-chave:

Gênero, Racialização, Pós-Abolição, Bahia

Resumo

Este texto traz uma reflexão sobre relações de gênero, discriminação racial e cultura política no pós-abolição, a partir de um episódio conflituoso ocorrido na cidade de Santo Antonio de Jesus, recôncavo sul da Bahia. Trata-se de um crime de agressão física, envolvendo uma doméstica (vítima) e um comerciante local (acusado), cujo processo criminal ”“ principal documento trabalhado aqui ”“ destaca outros dois personagens centrais da trama (um comerciante alemão e um advogado), sinalizando toda uma complexidade de relações vividas naqueles primeiros tempos da República brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edinelia Maria Oliveira Souza, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Possuo Graduação em Historia pela Universidade do Estado da Bahia (1994), Especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica do Salvador (1996) e Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999). Sou Professora Adjunta da Graduação em História do DCH - Campus I/UNEB, onde atuo na área de Teoria da História e Historiografia, e do Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local no DCH - CAMPUS V/UNEB. Sou membro da Diretoria do GT Nacional da Emancipações e Pós-Abolição - ANPUH.

Downloads

Publicado

2017-01-16

Como Citar

Oliveira Souza, E. M. (2017). Questões de gênero, racialização e cultura política na desventurada República:: Santo Antonio de Jesus (Bahia). História, histórias, 4(8), 189–202. https://doi.org/10.26512/hh.v4i8.10952

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.