Apresentação do Dossiê "Quadrinhos em perspectiva histórica: temas e abordagens"
DOI:
https://doi.org/10.26512/hh.v4i7.10922Palavras-chave:
História em Quadrinhos, HistóriaResumo
A profusão de temas e abordagens possíveis à s histórias em quadrinhos contrasta com a aridez dos estudos históricos em torno do tema realizados no Brasil. Enquanto a historiografia francesa, referência importante para a produção historiográfica brasileira, já descobriu as histórias em quadrinhos há alguns nomes como parte da sua abertura aos “novos temas, objetos e abordagens” ”“ vide autores como Pascal Ory, Jean-Yves Mollier, Jean-Paulo Gabilliet, Thierry Crépin, entre outros ”“, os historiadores brasileiros se ressentem de estudos específicos que assumam os quadrinhos como problemas históricos. Na busca por superar tal lacuna é que se propõe a organização deste dossiê. Além disso, espera-se também que o dossiê expresse, na medida do possível, o estado da arte dos estudos sobre quadrinhos no país, de forma a possibilitar o mapeamento das tendências gerais das pesquisas recentes, assim como as possibilidades para pesquisas futuras. Por fim, serão aceitos trabalhos ligados a diversas áreas do conhecimento, mas que assumam os quadrinhos a partir de problemas e questões de fundo histórico: cruzamentos e tensões entre tradições visuais distintas; transformações na linguagem ao longo do tema; recepção de quadrinhos ao longo do tempo; e relações entre quadrinhos e política, movimentos sociais, representações, entre outros temas. Em suma, o dossiê tem como objetivos: 1. Mapear o estado da arte da produção historiográfica sobre histórias em quadrinhos; 2. Reunir tendências quanto a temas, abordagens e orientações teórico-metodológicas; 3. Suprir lacunas na bibliografia brasileira sobre o tema, sobretudo para o campo historiográfico; 4. Apontar caminhos e questões para estudos subsequentes que assumam os quadrinhos como problema histórico.
ORGANIZADOR: Ivan Lima Gomes - (Universidade Estadual de Goiás - UEG)
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.