Heterossexualidade compulsória:

uma análise de modos de subalternização na revista Jornal das Moças

Autores

  • Caetana de Andrade Martins Pereira UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/hh.v3i5.10841

Palavras-chave:

Feminilidade performada, Heterossexualidade compulsória, Pedagogias de gênero, Raça

Resumo

O presente artigo propõe uma análise da feminilidade performada na revista Jornal das Moças, em exemplares veiculados no ano de 1960. A feminilidade, aqui, é pensada a partir de uma perspectiva que a desnaturaliza e evidencia a historicidade de sua construção. Aponto como os textos presentes nessa revista atuam como tecnologias produtoras de identidades gendradas, heteronormativas e racializadas. As revistas são pensadas como dispositivos que operam engendrando e hierarquizando os sujeitos. A feminilidade produzida pela revista constitui modos de subalternização em que a orientação sexual heterossexual, o casamento, a maternidade e o trabalho doméstico não remunerado são interpelações recorrentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caetana de Andrade Martins Pereira, UnB

Caetana de Andrade Martins Pereira possui graduação (2002) em Comunicação Social (Jornalismo) pelo UniCEUB e metrado (2013) em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Brasília (PPGHIS/UnB). 

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Pereira, C. de A. M. (2015). Heterossexualidade compulsória:: uma análise de modos de subalternização na revista Jornal das Moças. História, histórias, 3(5), 151–163. https://doi.org/10.26512/hh.v3i5.10841