Os jogos para computador e o ensino de História

Diálogos possíveis

Autores

  • Cristiani Silva
  • Antônio Celso Mafra Jr.

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i12.20064

Palavras-chave:

Jogos. Saber escolar. Ensino de história.

Resumo

Esta discussão apresenta alguns resultados parciais da pesquisa: “Saber histórico escolar e jogos eletrônicos: Stronghold e Age of Empires II como possibilidades didáticometodológicas no ensino de História”, desenvolvida no Departamento de História, Centro de Ciências Humanas e da Educação/UDESC (Edital PIC/2007). Neste projeto nos propomos a investigar os jogos de computador que fazem uso de elementos relacionados à Idade Média explorando, assim, possibilidades de articulações com a construção do saber histórico escolar. Entendemos os jogos de computador como linguagens mediadoras do ensino de História, mas principalmente, como produtos culturais que também produzem saberes sobre a História, no sentido em que fazem circular representações sobre períodos históricos, (História Medieval, neste caso) modos de vidas, relações, etc. Partindo dos referenciais teóricos dos campos cultural e pedagógico, busca-se, nesta pesquisa, contribuir para a reflexão sobre os distintos lugares sociais e culturais da construção do conhecimento histórico e também para a construção de possibilidades metodológicas para o trabalho com jogos em sala de aula.

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Publicado

2011-02-02

Como Citar

SILVA, Cristiani; MAFRA JR., Antônio Celso. Os jogos para computador e o ensino de História: Diálogos possíveis. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 12, 2011. DOI: 10.26512/emtempos.v0i12.20064. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/20064. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Secção

Artigos