Diálogos e perspectivas: a presença das mulheres nas enchentes do Pantanal em Porto Murtinho
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i25.14814Palavras-chave:
Mulheres. Gênero. Representação.Resumo
O propósito deste artigo é apresentar os discursos que se refere à representação das mulheres nas enchentes do Pantanal, em especial, no município de Porto Murtinho/MS, na fronteira com o Paraguai, no período que abrange as décadas de 1970 a 1990, relacionando com as concepções sobre a história das mulheres com a categoria gênero, em meio à s práticas sociais e culturais. O presente trabalho tem como a sua fonte de pesquisa primária as Fontes Orais, fator predominante para abordar a história de vida das mulheres, seus silêncios e resistências. A proposta inicial deste artigo foi contemplar a presença das mulheres, sua relação com o meio-ambiente, seu cotidiano e as privações no período das enchentes em Porto Murtinho.
Downloads
Referências
ALBERTI, Verena. Fontes Orais. Histórias dentro da História. In: Fontes Históricas. Carla Bassanezi Pinski (org.). São Paulo: Contexto, 2005.
ALBERTI, Verena. Ouvir Contar: textos em História Oral. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2004.
BASSANEZI, Carla. Mulheres dos Anos Dourados. In: História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Ed. Contexto, 2004.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 6ªed. Petrópolis: Vozes, 2001.
CERTEAU, Michel de. A Operação Historiográfica. In: _______. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense, 1982. pp. 65-119.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, vol. 5, n.º 11, jan./abr. 1991, pp. 173-191.
CHARTIER, Roger.Poderes e limites da representação. Marin, o discurso e a imagem. In: _____. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002, p. 163-180.
COLLING, Ana Maria.Tempos diferentes, discursos iguais: a construção do corpo feminino na história. Dourados, MS: Ed. UFGD, 2014.
CORREA. Lúcia Salsa. História e Fronteira: o sul de Mato grosso 1870-1920. Campo Grande: UCDB, 1999.
CUNHA, L. de O. Significados múltiplos das águas. In: DIEGUES, A.C. (org.) A Imagem das águas. São Paulo: Hucit5ec, NUPAUB/USP, 2000.
DIEGUES, A.C. (org.) A Imagem das águas. São Paulo: Hucit5ec, NUPAUB/USP, 2000.
KMITTA, I. R.Experiências vividas, naturezas construídas: Enchentes no Pantanal (Porto Murtinho 1970-1990). 2010. Dissertação (Mestrado em História)-Faculdade de Ciências Humanas, Universidade Federal da Grande Dourados ”“UFGD, Dourados, MS.
LEITE, Eudes Fernando.Narrativas e Imagens: A busca do passado nas palavras e nos gestos. In: Fronteiras. Revista de História/ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. V.7 n.13 -2003 Ed. UFMS.
MONTYSUMA, Marcos Fabio Freire. Gênero e meio ambiente: uma invisibilidade das mulheres na construção da floresta na Amazônia. In: História, Natureza e Território. Ed. UNIVALE, 2008.
ORTNER. Sherry Beth. Está a mulher para o homem assim como a natureza para a cultura? In: A mulher, a cultura e a sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história.Bauru, EDUSC, 2005.
PERROT, Michelle. Os excluídos da História: Operários, mulheres e prisioneiros. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.
POLLAK, Michel. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v.5, n. 10, 1992.
PORTELLI, Alessandro. Tentando aprender um pouquinho: Algumas reflexões sobre a ética na História Oral. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História/PUC, São Paulo: (15) abril, 1997
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. A mulher na sociedade de classe: mito e realidade. Petrópolis: Vozes, 1976. SAMUEL, Raphael. Teatros de Memória. Projeto História, São Paulo (14), fev. 1997.
SCOTT, Joan. Género e historia.México: UAM, 2008.
SCOTT, Joan. Gênero, uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade. Jul-Dez. 1995, v. 20, (2), p. 71-99.
TOSI, Lucia. Mulher e Ciência. A Revolução Cientifica, A caça as bruxas e a Ciência Moderna.Cadernos pagu(10) 1998: pp.369-397.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).