Composição de uma história do ensino de biologia pela análise da legislação brasileira
DOI :
https://doi.org/10.26512/emtempos.v22i42.47696Mots-clés :
História do ensino de Biologia, Educação em Ciências, História e Filosofia da BiologiaRésumé
Neste artigo, nos propomos a investigar as circunstâncias e as condições que podem ter possibilitado a constituição do ensino de Biologia no Brasil. Para tanto, nos utilizamos da coleção de leis (que inclui cartas, alvarás e outras normas) do período imperial brasileiro (1822-1889). Como ferramenta investigativa, nos aproximamos do método arqueológico de Michel Foucault, especificamente da noção de acontecimento. Identificamos os seguintes acontecimentos: 1) criação de espaços/locais, como hortos, gabinetes, laboratórios incentivados, promovidos ou financiados pelo Estado para a circulação dos saberes das Ciências Naturais; 2) a inserção de matérias/disciplinas nos planos ou grades curriculares de instituições de ensino, como as portarias e regulamentos que tratam das instituições Pedro II e Minas, escolas normais e os colégios militares; 3) e o engajamento de pessoas especializadas, em que exigiu sujeitos especializados ou envolvidos com os conhecimentos do campo das Ciências Naturais.
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