Uma história esquecida

A abordagem da África Antiga nos manuais escolares de História: estudos de caso no Brasil e em Portugal (1990-2005)

Auteurs-es

  • Anderson Oliva

DOI :

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i12.20063

Mots-clés :

África Antiga. Ensino da História da África. Livros Didáticos.

Résumé

O presente artigo possui como objetivo principal analisar a abordagem da história da África Antiga em livros didáticos de história utilizados no ensino brasileiro e português entre 1990 e 2005. Nosso esforço busca sintetizar as reflexões acerca das possíveis conexões existentes entre o estudo da história africana e a desconstrução de estereótipos e simplificações conceituais que circulam sobre a África nos imaginários dessas sociedades.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Anderson Oliva

Este trabalho recebeu apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Références

DIOP, Cheick Anta. A origem dos antigos egípcios. In: MOKHTAR, G. (org.) História Geral da África, vol. II: A África Antiga. São Paulo: Ática; Unesco, 1983, pp. 39-70.

LIMA, Mônica. A África na Sala de Aula. Nossa Historia, ano 1, n° 4, fevereiro de 2004, p. 86.

M’ BOKOLO, Elikia. África Negra História e Civilizações. Até ao Século XVIII. Lisboa: Vulgata, 2003, pp. 208-28.

MARTINS, Manuel Gonçalves. Migrações internacionais e aumento do racismo e da xenofobia na União Européia. In Africana, n° 16, março, 1996, pp. 75-90.

PANTOJA, Selma. A África imaginada e a África real. In PANTOJA, Selma e ROCHA, Maria José (orgs.). Rompendo Silêncios: História da África nos currículos da educação básica. Brasília: DP Comunicações, 2004, p. 22;

PIRES, Rui Pena. A Imigração. In BETHENCOURT, Francisco e CHAUDHURI, Kirti (org.). História da Expansão Portuguesa: Último Império e Recentramento, vol. 5. Lisboa: Círculo de Leitores, 1999, pp. 197-211.

WEDDERBURN, Carlos Moore. Novas bases para o Ensino da História da África no Brasil. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE. Educação Anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal 10.639/03. Brasília: MEC; Secad,2005, pp. 134-142; e

Téléchargements

Publié-e

2011-02-02

Comment citer

OLIVA, Anderson. Uma história esquecida: A abordagem da África Antiga nos manuais escolares de História: estudos de caso no Brasil e em Portugal (1990-2005). Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 12, 2011. DOI: 10.26512/emtempos.v0i12.20063. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/20063. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.