Relações e Edições de Ouro
a Tecnoprint na expansão do mercado editorial brasileiro durante os primeiros anos da Ditadura Militar
DOI :
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i14.20016Mots-clés :
Ditadura Militar. Edições de Ouro. Mercado Editorial.Résumé
O início da ditadura militar no Brasil marca não apenas um período de privações de direitos políticos e sociais, mas também o começo de um bom relacionamento entre o governo e as editoras de livros, influenciando na expansão e modernização do mercado editorial do país. Nesse contexto, buscamos entender a dinâmica dessa relação e as transformações ocorridas com a coleção de livros de bolso Edições de Ouro, da editora Tecnoprint.
Téléchargements
Références
Revista do Livro. Rio de Janeiro: MEC/INL, n. 37, p. 38, 1969
BURNETT, Lago. Cultura a longo prazo. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro. Caderno B. p. 2. 23 abr. 1965.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2003.
CAVALHEIRO, Edgard. Discurso do Sr. Edgard Cavalheiro Presidente da Câmara Brasileira do Livro.
In: Terceiro Congresso de Editores e Livreiros do Brasil. Rio de Janeiro: MEC, 1956. p. 136-137
CHARTIER, Roger. Leituras e leitores na França do Antigo Regime. São Paulo: EdUNESP, 2004.
COUTINHO, Edilberto. O livro de bolso no Brasil. Revista do Livro. Rio de Janeiro: INL, n. 41. 1956.
FICO, Carlos. Como eles agiam: os subterrâneos da Ditadura Militar: espionagem e polícia política. Rio
de Janeiro: Record, 2001.
GASPARI, Elio. A ditadura envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
FERREIRA, Jerusa Pires. Editando o editor - Ênio Silveira. São Paulo: Edusp, 2003. v.3.
LOPES, Moacir. A situação do escritor e do livro no Brasil. Rio de Janeiro: Cátedra. 1978.
MCKENZIE, D. F. Bibliography and the sociology of texts. Londres: British Library, 1986.
OLINTO, Antonio. Estante do livro de bôlso. O Globo. Rio de Janeiro. Caderno Cultural. p. 6. 13 abr.
1965.
__________. O Globo. Rio de Janeiro. Porta de Livraria, 26 ago. 1965.
O GLOBO. Êsses autores nacionais de livros estrangeiros. Rio de Janeiro, 11. jun. 1971.
O JORNAL. Vitrine de livros informa. Rio de Janeiro. 4º Caderno. p. 2. 16 mai. 1965.
PAIXÃO, Fernando. Momentos do Livro no Brasil. São Paulo: Ática, 1996.
PEREIRA, Gabriel Athos. Edições Brasileiras: catálogo trimestral de livros publicados no Brasil. Rio de
Janeiro: SNEL, n. 1, p. 3, jan 1964.
__________. Edições Brasileiras: catálogo trimestral de livros publicados no Brasil. Rio de Janeiro:
SNEL, n. 2, p. 9, jan 1964.
__________. Edições Brasileiras: catálogo trimestral de livros publicados no Brasil. Rio de Janeiro:
SNEL, n. 3, p. 13, jan 1966.
__________. Aspectos do problema editorial brasileiro. Educação. MEC, n. 6, p. 104. 1972.
PROENÇA, M. Cavalcanti. Estudos literários. Rio de Janeiro: José Olympio, 1982.
REIMÃO, Sandra. Fases do Ciclo Militar e censura a livros - Brasil, 1964-1978. In: Congresso Brasileiro
de Ciências da Comunicação, 28., 2005. Rio de Janeiro. Anais... São Paulo: Intercom, 2005).
SALGADO, Gilberto Barbosa. O imaginário em movimento: crescimento e expansão da industria
editorial no Brasil (1960-1994). Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Iuperj, 1994.
SILVEIRA, Ênio. Os inimigos do livro. Boletim Bibliográfico Brasileiro. Rio de Janeiro: A Estante, n. 2,
v. 1, mar/abr. 1953. p. 3.
__________. O livro brasileiro precisa de uma propaganda agressiva. Publicidade e Negócios. Rio de
Janeiro, 20 mar. 1953. p. 6.
__________. Querem acabar com o comércio do livro no país. Jornal de Letras. Rio de Janeiro, jun. 1956.
p. 2.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).