Anarquismo, conciliação e conflito em La Patagonia Rebelde (1974)
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.34232Palabras clave:
Anarquismo. Cinema argentino. La Patagonia Rebelde.Resumen
O presente trabalho propõe um debate acerca do filme La Patagonia Rebelde (1974), dirigido por Héctor Olivera e baseado em um livro de Osvaldo Bayer. A partir de uma perspectiva Cinema-História, realizamos uma análise fílmica para extrair de nossa fonte questões sobre o período histórico que o filme retrata, como a organização dos trabalhadores argentinos através do anarcossindicalismo, e também do período no qual o próprio filme foi produzido, como o anti-imperialismo e as contradições e limitações da conciliação de classes.
Descargas
Citas
ANAPIOS, Luciana. Una promesa de folletos. El rol de la prensa en el movimiento anarquista en la Argentina (1890-1930). A Contracorriente. Raleigh, v. 8, n. 2, p. 1-33, 2011.
AUMONT, Jacques. A Estética do Filme. Campinas: Papirus, 1994.
______. A Análise do Filme. Lisboa: Texto & Grafia, 2009.
BAYER, Osvaldo. La Patagonia Rebelde. Coihaique: Talleres Gráficos F.U.R.I.A., 2009.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Porto Alegre: L&PM, 2015.
______. Imagens de pensamento. Lisboa: Assírio & Alvim, 2004.
CARREIRO, Rodrigo. Era uma vez no Spaghetti Western: o estilo de Sergio Leone. São José dos Pinhais: Estronho, 2014.
COGGIOLA, Osvaldo; BILSKY, Edgardo. História do Movimento Operário Argentino. São Paulo: Xamã, 1999.
EISENSTEIN, Sergei. A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
FIORITO, Susana. Las huelgas de Santa Cruz, 1921-1922. Buenos Aires: Centro Editor de América Latina, 1985.
GERBASE, Carlos. Cinema: Primeiro filme: Descobrindo, fazendo, pensando. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2012.
KING, David. O cinema latino-americano, c. 1920-c. 1990. In: BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina: A América Latina após 1930: Ideias, Cultura e Sociedade. São Paulo: EDUSP, 2019. p. 611-675. v. 8.
LA PATAGONIA Rebelde. Direção: Héctor Oliveira. Produção: Fernando Ayala. Roteiro: Osvaldo Bayer. [Buenos Aires]: Aries Cinematográfica Argentina, 1974. 1 DVD (107 min).
NÓVOA, Jorge; BARROS, José D’Assunção. Cinema-história: teoria e representações sociais no cinema. Rio de Janeiro: Apicuri, 2012.
TORRE, Juan Carlos; RIZ, Liliana de. Argentina, 1946-c. 1990. In: BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina: A América Latina após 1930: Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil. São Paulo: EDUSP, 2018. p. 95-217. v. 10.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Em Tempo de Histórias
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).