A operação do filme na formação de professores de História

uma experiência em licenciatura na UEPG (2016-2018)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.34231

Palabras clave:

Cinema. Ensino de história. Formação de professores.

Resumen

A experiência de formação de professores de História na Universidade Estadual de Ponta Grossa por meio da análise histórica e didática de filmes é apresentada e discutida. A proposta é fundamentada em uma postura pedagógica que favorece os métodos ativos e uma proposta metodológica que enfoca os filmes como fontes históricas a serem estudadas por professores e alunos. Apresenta-se o procedimento para a operação dos filmes em aula na universidade e nas escolas, bem como um pequeno balanço das obras escolhidas e das opções por abordagens levadas a efeito. Conclui-se que as escolhas feitas pelos universitários expressaram sua cultura cinematográfica, bem como o desejo de inovar em relação aos temas tradicionais dos currículos escolares.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

CUESTA FERNÁNDEZ, Raimundo. El código disciplinar de la Historia. Tradiciones, discursos y prácticas sociales de la educación histórica en España (siglos XVIII-XX). Salamanca: Tesis de doctoral (Facultad de Educación), 1997.

LAGNY, Michèle. “O cinema como fonte de história”. In: NÓVOA, Jorge; FRESSATO,

Soleni Biscouto; FEIGELSON, Kristian. Cinematógrafo: um olhar sobre a história.

Salvador, São Paulo: EDUFBA/Editora UNESP, 2009.

MOCELLIN, Renato. “O apelo didático do cinema”. In: História e Cinema: educação para as mídias. São Paulo Editora do Brasil, 2009, p.09-12.

ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

VALIM, Alexandre Busko. In: VAINFAS, Ronaldo; CARDOSO, Ciro F. Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 283-300.

VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a Análise Fílmica. Campinas: Papirus, 2012.

Publicado

2020-12-03

Cómo citar

CERRI, Luis Fernando; PETUBA, Rosângela Maria Silva. A operação do filme na formação de professores de História: uma experiência em licenciatura na UEPG (2016-2018). Em Tempo de Histórias, [S. l.], v. 1, n. 37, 2020. DOI: 10.26512/emtempos.v1i37.34231. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/34231. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.