Ecos da Foto
acervos fotográficos e memórias de pessoas idosas
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i16.19914Palabras clave:
Fotografia. Memória. Narrativas.Resumen
Este trabalho constrói-se na experiência de campo do projeto cultural Memórias da Cidade-ecos, realizado durante o ano de 2007 (em Londrina-PR), sob minha coordenação e sobre o qual desdobro minha pesquisa. Ecos se expressam em álbuns de memórias compostos artesanalmente, agregando saberes em linguagens visuais e escritas, onde fotografias pessoais e familiares de épocas diversas figuram narrativas e perenizam-se em vídeos. O debate metodológico busca observar a composição de narrativas de memória em relação com a utilização de fotografias durante entrevistas de história oral. Perspectivas do olhar, momentos em que lembranças ganham espaço e significados no presente, encontram pertencimento na memória coletiva, relacionam-se com a história, expressam-se nas imagens ou a partir delas.
Descargas
Citas
BARTHES, Roland. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Tradução Júlio Castañon Guimarães, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sergio Paulo Rouanet, São Paulo: Ed. Brasiliense, 1987.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. 3 ed., São Paulo: Cia das Letras, 1994.
____. O tempo vivo da memória: ensaios de Psicologia Social. 2 ed., São Paulo: Ateliê, 2004.
BRUNO, Fabiana. Retratos da velhice. Um duplo percurso metodológico e cognitivo. Dissertação (Mestrado em Multimeios) Instituto de Artes/UNICAMP. Campinas, 2003.
_______. Imagens de velhice, imagens da infância. Formas que pensam. Cad. Cedes, Campinas: UNICAMP, vol. 26, n. 68, p. 21-38, jan./abr, 2006.
CHOMA, Daniel; COSTA, Tati; VIEIRA, Edson L. S. Revelações da história: o acervo do Fotoestrela. Londrina: Câmara Clara, 2006.
DUBOIS, Philipe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas : Papirus, 1994.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. SP: Perspectiva: Fapesp: Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1994.
GUARINELLO, Norberto Luiz. História científica, história contemporânea e história cotidiana. Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 24, n. 48, p. 13-38, 2004.
____. Memória coletiva e história científica. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 14, n. 28, p.190-208, 1994.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A editora, 2000.
JENKINS, Keith. A história repensada. São Paulo: Contexto, 2001.
OMAR, Arthur. O zen e a arte gloriosa da fotografia. São Paulo: Cosac & Naify, [2000].
RICOEUR, Paul Ricoeur. Memória Pessoal, Memória Coletiva. In: A memória, a história, o esquecimento. Tradução Alain François, Campinas: Editora da Unicamp, 2007, p.106-154.
SAMAIN, Etienne. O que vem a ser portanto um olhar? In: ACHUTTI, Luis Eduardo R. Fotoetnografia: um estudo de Antropologia Visual sobre cotidiano, lixo e trabalho. Porto Alegre: Tomo Editorial; Palmarinca, 1997, p. XVII-XXI.
_______. Modalidades do olhar fotográfico. In: ACHUTTI, Luís Eduardo (Org.). Ensaios (sobre o) fotográfico. Porto Alegre: Editorial, 1998, p.109-114.
______. O fotográfico. São Paulo: Hucitec/Senac, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).