Movie’s operation in the History teachers training
an experience in UEPG (2016-2018)
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v1i37.34231Keywords:
Cinema. History teaching. Teachers training.Abstract
The experience of training history professors at Ponta Grossa State University through historical and didactic film analysis is presented and discussed. The proposal is based on a pedagogical posture that favors active methods and a methodological proposal that focuses on films as historical sources to be studied by teachers and students. The procedure for the operation of the films in class at the university and in the schools is presented, as well as a small balance of the works chosen and the options for approaches taken. It concludes that the choices made by university students have expressed their film culture, as well as the desire to innovate in relation to the traditional themes of school curricula.
Downloads
References
CUESTA FERNÁNDEZ, Raimundo. El código disciplinar de la Historia. Tradiciones, discursos y prácticas sociales de la educación histórica en España (siglos XVIII-XX). Salamanca: Tesis de doctoral (Facultad de Educación), 1997.
LAGNY, Michèle. “O cinema como fonte de história”. In: NÓVOA, Jorge; FRESSATO,
Soleni Biscouto; FEIGELSON, Kristian. Cinematógrafo: um olhar sobre a história.
Salvador, São Paulo: EDUFBA/Editora UNESP, 2009.
MOCELLIN, Renato. “O apelo didático do cinema”. In: História e Cinema: educação para as mídias. São Paulo Editora do Brasil, 2009, p.09-12.
ROSENSTONE, Robert. A história nos filmes, os filmes na história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.
VALIM, Alexandre Busko. In: VAINFAS, Ronaldo; CARDOSO, Ciro F. Novos domínios da História. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, p. 283-300.
VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Ensaio sobre a Análise Fílmica. Campinas: Papirus, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Em Tempo de Histórias
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).