Uma história esquecida
A abordagem da África Antiga nos manuais escolares de História: estudos de caso no Brasil e em Portugal (1990-2005)
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i12.20063Keywords:
Ancient Africa, Teaching the History of Africa, Books schoolAbstract
This article has as main objective to examine the approach of Africa's ancient history in textbooks on history used in teaching Brazilian and Portuguese between 1990 and 2005. Our search effort synthesize the discussions about possible connections between the study of African history and the deconstruction of stereotypes and simplifications conceptual circulating on Africa in the imagination of these societies.
Downloads
References
DIOP, Cheick Anta. A origem dos antigos egípcios. In: MOKHTAR, G. (org.) História Geral da África, vol. II: A África Antiga. São Paulo: Ática; Unesco, 1983, pp. 39-70.
LIMA, Mônica. A África na Sala de Aula. Nossa Historia, ano 1, n° 4, fevereiro de 2004, p. 86.
M’ BOKOLO, Elikia. África Negra História e Civilizações. Até ao Século XVIII. Lisboa: Vulgata, 2003, pp. 208-28.
MARTINS, Manuel Gonçalves. Migrações internacionais e aumento do racismo e da xenofobia na União Européia. In Africana, n° 16, março, 1996, pp. 75-90.
PANTOJA, Selma. A África imaginada e a África real. In PANTOJA, Selma e ROCHA, Maria José (orgs.). Rompendo Silêncios: História da África nos currículos da educação básica. Brasília: DP Comunicações, 2004, p. 22;
PIRES, Rui Pena. A Imigração. In BETHENCOURT, Francisco e CHAUDHURI, Kirti (org.). História da Expansão Portuguesa: Último Império e Recentramento, vol. 5. Lisboa: Círculo de Leitores, 1999, pp. 197-211.
WEDDERBURN, Carlos Moore. Novas bases para o Ensino da História da África no Brasil. In: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO E DIVERSIDADE. Educação Anti-racista: caminhos abertos pela Lei Federal 10.639/03. Brasília: MEC; Secad,2005, pp. 134-142; e
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License , licença que permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).