DOCUMENTARTE Encontro com documentos e pensamento professoral no ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i23.14867Keywords:
Pensamento. Ensino de História. Produção de narrativas.Abstract
Este é um trabalho com um perfil histórico-filosófico. Procura discutir os conceitos de pensamento e de encontro, a partir da relação entre o professor de História e os documentos, e tendo como fontes de inspiração Deleuze, Foucault e Spinoza. Nesse sentido, compreende a criação de narrativas como o momento privilegiado da prática professoral, na Escola Básica, revelando-se como um processo que decorre de uma violência do pensamento, ensejado pelos encontros entre um fazer professoral e os documentos históricos. O ofício do professor de História é considerado como um fazer artístico e gerador de histórias-problema. Nesta perspectiva, as narrativas pensadas a partir do encontro do professor com os documentos são apresentadas como um movimento de imaginação criativa. Procura-se lançar novos olhares sobre as experiências com os documentos e entendê-las como atualização de virtualidades que a potência dos documentos disponibiliza. Pensando a partir da filosofia da diferença, este texto busca a empiria com a matéria de expressão, que são os documentos que dão consistência à criação de um novo plano de pensamento.
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