A representação como elemento de disputas identitárias: a Amazônia em disco.

Autores

  • Bibiana Rosa

DOI:

https://doi.org/10.26512/emtempos.v0i30.14724

Palavras-chave:

Cumbia Amazônica. Identidade Regional. Representação.

Resumo

A Cumbia é considerada, hoje, um gênero musical transnacional. Talvez um dos mais representativos de alguma latinidade - dada a capacidade deste gênero de se adaptar e se territorializar nas mais diferentes realidades do continente. Originária da Colômbia, desde a década de 1950 se espalhou pelo continente latinoamericano, ganhando relevância nos países em que se fixou. No Peru não foi diferente. Desde Lima até os limites da Amazônia peruana, a Cumbia foi absorvida e tornada, de alguma forma, elemento identitáro daquelas regiões. O objetivo deste trabalho é analisar como esse gênero musical ganhou destaque e se consolidou como símbolo da música do oriente amazônico. Sendo assim, para esse artigo tomarei como objeto de pesquisa uma importante gravadora de discos da década de 1970, a INFOPESA: responsável por apostar na Cumbia Selvática e levá-la das densas cidades amazônicas até a capital peruana como grande sucesso musical. Um dos principais grupos desse estilo musical é Juaneco y Su Combo. Neste trabalho, analisarei um disco lançado recentemente pela Play Music & Video (PERU), que recuperou os principais sucessos desse grupo gravados pela INFOPESA durante as décadas de 1970 e 1980, a fim de perceber como o imaginário amazônico era representado a partir da música e da produção musical.

A representação como elemento de disputas identitárias: a Amazônia em disco.

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Publicado

2017-10-23

Como Citar

ROSA, Bibiana. A representação como elemento de disputas identitárias: a Amazônia em disco. Em Tempo de Histórias, [S. l.], n. 30, 2017. DOI: 10.26512/emtempos.v0i30.14724. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/emtempos/article/view/14724. Acesso em: 21 dez. 2024.

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