Aproximações

Conteúdo do artigo principal

Ludmilla Alves

Resumo

A decomposição da ideia racional de pintura sugerida por Robert Smithson em Uma sedimentação da mente: projetos de terra (1968) é o pano de fundo deste texto, onde convivem escrita poética, acadêmica, pequenas proposições, notas de ateliê e alguns geopoemas. São exercícios de aproximação da proposta de ver o mundo como pintura. Procuram descrever, no sentido de compartilhar, a manifestação do pictórico no mundo. Tais manifestações, inseridas em um contexto de pesquisa com a palavra selvagem, parecem nos aproximar também, de algum modo, de práticas, notações e inscrições ligadas ao tempo - como experiência, como ponto de vista, como agente. Proponho a leitura em seus aspectos visuais: cenas retiradas de um percurso maior, correspondente à elaboração da tese de doutorado onde nascem as palavras aqui reunidas e o desejo de aproximação de práticas que nos orientem em direção a perspectivas descentralizadas nos modos de ver e fazer arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ALVES, Ludmilla. Aproximações. Das Questões, [S. l.], v. 21, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/60731. Acesso em: 24 dez. 2025.
Seção
Artigos

Referências

ALVES, Ludmilla. Rotas, Raízes e Devorações - re-voltar a pintura e outras histórias selvagens. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (PPGAV-UnB), 2021. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42638.

CLARK, Lygia. Lygia Clark. Rio de Janeiro: Funarte, 1980.

GODDARD, Jean-Christophe. Brazuca, negao e sebento. São Paulo: N-1 edições, 2017.

SMITHSON, Robert. Robert Smithson, The collected writings. New York: New York University Press, 1979.

______. Uma sedimentação da mente: projetos de terra. Em: COTRIM, Cecília e FERREIRA, Glória. Escritos de Artistas, anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006, p.194.