Aproximações
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A decomposição da ideia racional de pintura sugerida por Robert Smithson em Uma sedimentação da mente: projetos de terra (1968) é o pano de fundo deste texto, onde convivem escrita poética, acadêmica, pequenas proposições, notas de ateliê e alguns geopoemas. São exercícios de aproximação da proposta de ver o mundo como pintura. Procuram descrever, no sentido de compartilhar, a manifestação do pictórico no mundo. Tais manifestações, inseridas em um contexto de pesquisa com a palavra selvagem, parecem nos aproximar também, de algum modo, de práticas, notações e inscrições ligadas ao tempo - como experiência, como ponto de vista, como agente. Proponho a leitura em seus aspectos visuais: cenas retiradas de um percurso maior, correspondente à elaboração da tese de doutorado onde nascem as palavras aqui reunidas e o desejo de aproximação de práticas que nos orientem em direção a perspectivas descentralizadas nos modos de ver e fazer arte.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
ALVES, Ludmilla. Rotas, Raízes e Devorações - re-voltar a pintura e outras histórias selvagens. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade de Brasília (PPGAV-UnB), 2021. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42638.
CLARK, Lygia. Lygia Clark. Rio de Janeiro: Funarte, 1980.
GODDARD, Jean-Christophe. Brazuca, negao e sebento. São Paulo: N-1 edições, 2017.
SMITHSON, Robert. Robert Smithson, The collected writings. New York: New York University Press, 1979.
______. Uma sedimentação da mente: projetos de terra. Em: COTRIM, Cecília e FERREIRA, Glória. Escritos de Artistas, anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006, p.194.