RELATO DE COMO SURGIU A MISSÃO ISLACUBE-BR, EQUIPE PARTICIPANTE DA 2.ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SATÉLITES
Um projeto de nanossatélite que pretende conectar tecnologia, comunicação e arte
Palavras-chave:
ArtSat, Arte Satelital, CubeSat, OBSATResumo
Este relato descreve a jornada da missão ISLACube-BR dentro da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT) a partir da perspectiva do autor. Movido pela sua admiração pelo espaço, sua equipe desenvolve o ISLACube-BR, um nanossatélite que incorpora tecnologia, arte e divulgação científica. O texto repassa as diversas fases da competição, apresentando os desafios encontrados. Destaca a jornada individual de um entusiasta, mas que o leva à apresentação bem-sucedida do projeto na OBSAT, com a equipe conquistando o 2.º lugar na regional sul. Além disso, reconhece a necessidade de expandir a equipe e ampliar a dimensão artística da missão para aproximar o público da exploração espacial.
Downloads
Referências
¹ Universo en una caja. Disponível em <https://www.instagram.com/universo.en.una.caja/> Acesso: 04/09/2023
² Programa Nacional de Atividades Espaciais : PNAE : 2012 - 2021 / Agência Espacial
Brasileira. Brasília : Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Agência Espacial
Brasileira, 2012. Disponível em <https://www.gov.br/aeb/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/institucional/PNAEPortugues.pdf> Acesso: 29 de agosto de 2023
³Capella, Ana Claudia Niedhardt, "Formação da Agenda Governamental: Perspectivas Teóricas", XXIX Encontro Anual da ANPOCS, GT19 - Políticas Públicas, UNESP, 2005.
⁴ Site da Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI. Disponível em <https://obsat.org.br/> Acesso: 04/09/2023.
⁵ Site da CubeDesing Virtual 2021. INPE. Disponível em <http://www.inpe.br/cubedesign/2021/> Acesso: 04/09/2023.
⁶ Site do Subjectivity Art Space Science. INPE. Disponível em <https://sacieartscience.wordpress.com/>. Acesso: 04/09/2023.
⁷ F. Babich, M. Comisso, A. Cuttin, M. Marchese and F. Patrone, "Nanosatellite-5G Integration in the Millimeter Wave Domain: A Full Top-Down Approach," in IEEE Transactions on Mobile Computing, vol.19, no.2, pp. 390-404, 1 Feb. 2020. Disponível em <https://arts.units.it/bitstream/11368/2934903/2/08632762.p> Acesso: 20/06/2023
⁸ Site do 3rd Generation Partnership Project (3GPP). Disponível em <https://www.3gpp.org/specifications-technologies/releases/release-17> Acesso: 29/08/2023
⁹ Rodríguez-Osorio, Ramón Martínez; Ramírez, Enrique Fueyo. A Hand s-On Education Project: Antenna Design for Inter-CubeSat Communications. IEEE Antennas and Propagation Magazine, 2012. Disponível em <https://www.academia.edu/4444631/> Acesso: 29/08/2023
¹⁰ Perfil no Instagram da Missão ISLACube-BR. Disponível em <https://www.instagram.com/islacubebr/> Aceso: 04/09/2023
¹¹ Formulário de inscrição: Vamos mandar o ISLACube-BR ao espaço! Disponível em <https://optin.myperfit.com/subscribe/islacube/YFf538NQ> Acesso: 04/09/2023
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Das Questões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.