A arte da arte: Aqui. Celan; Kiefer
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente texto convoca a circunstância do aqui, apresentando o abismo da superfície aos sentidos, que se agudiza nas palavras e plásticas de Paul Celan e Anselm Kiefer. O aqui, portanto, contém a germinação das linguagens, impondo o ente da natureza da criatura mortal, cuja vida se torna protegida do morrer pela morte, aqui, arte.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
ADORNO, Theodor W. Teoria Estética. Lisboa: Edições 70, 2008.
BENJAMIM, Walter. Escritos sobre mito e linguagem. São Paulo: Duas cidades; Ed. 34, 2011.
________. Origem do Drama Trágico Alemão. Lisboa: Assírio e Alvim, 2004.
CELAN, Paul. Cristal. São Paulo: Iluminuras, 1999.
________. Obras completas. Madrid: Editorial Trotta, 2001.
________. Sete rosas mais tarde: antologia poética. Lisboa: Cotovia, 1996.
CELANT, Germano. Anselm Kiefer. Il Salle della Terra. Milão: Skira, p. 209-208, 2011.
LACOUE-LABARTHE, Philippe. O Último Texto. In: Terceira Margem. Rio de Janeiro: Revista do Programa Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes, Faculdade de Letras, Pós- Graduação, Ano XI, nº 17, p. 17, 2007.
MANN, Thomas. Doutor Fausto: a vida do compositor Adrian Leverkühn narrada por um amigo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.
NANCY, Jean-Luc. Fazer, a poesia. In: Revista ALEA: Rio de Janeiro, vol. 15/2, p. 414-422, jul-dez 2013.