Entre o azul e a dúvida: Um elogio ao processo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Entre um lugar metafisico – o azul – e um espaço físico – o ateliê, busco no presente texto elaborar parte das questões, reflexões, referências e dúvidas do processo de trabalho que atualmente desenvolvo para a realização de uma exposição no segundo semestre de 2025, que tem como ponto de partida o estudo da obra do artista Alfredo Volpi. A proposta de registrar meu processo de trabalho transforma esse texto em uma espécie de rastro, um lugar em movimento que, talvez, permita revelar o que escapa no processo artístico.
Downloads
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Referências
ARAÚJO, Olívio Tavares de; BIEZUS, Ladi. Volpi: a construção da catedral. SP: Museu de Arte Moderna: Logos Engenharia, 1981. P. 47
_____, Volpi: projetos e estudos em retrospectiva décadas 40-70. SP: Pinacoteca do Estado de São Paulo. 1993. P. XI e XIX.
NAVES, A forma difícil. SP: Editora Ática, 2007 P. 180
PRINCENTHAL, Nancy. Agnes Martin: her life and art. Londres: Thames & Hudson, 2015. P. 105
RAMOS, Graça. O apagamento de Volpi: presença em Brasília. Brasília: Tema Editorial, 2023.
MARTIN, Agnes. Beauty is the mistery of life. In MARTIN, Agnes;
SCHWARZ, Dieter. Agnes Martin: Writtings. Edition Cantz, 1998. P. 154
PUNHAGUI, Kátia R. G.; SACHT, Helenice Maria; TEIXEIRA, Patrícia S.; VETTORAZZI, Egon. Contribuição da arquitetura árabe para os elementos de controle solar da arquitetura brasileira. Arquitextos, ano 23, dez.2022. Revista online Vitruvius. Disponível em: <https://vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/23.271/8681> Acesso: 14.03.2025.