Uma política da opacidade na era do niilismo?

Ou de como não sucumbir à tematização do outro que o ser

Autores

  • Elzahrã Omar Osman

DOI:

https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v9i1.31905

Palavras-chave:

ontologismo, Derrida, Levinas, niilismo, Metafísica ocidental

Resumo

Esta investigação pretende olhar para a história da metafísica ocidental como narrativa central do projeto moderno, já que se associa ao desenvolvimento da vontade de verdade como valor preponderante à suposta superioridade epistêmica do ocidente e ao suposto direito de conceber partes do mundo como recursos. A metafísica ocidental é assim a base não apenas para a prática de convívio ocidental no mundo, mas também para a técnica e para a ciência acoplada a ela. A investigação pretende explorar a ideia de que alguns importantes elos entre a metafísica ocidental e a história (e o destino) da modernidade podem ser aclarados por uma leitura paralela da crítica ao ontologismo que Emmanuel Levinas e Jacques Derrida promovem e da literatura pós-colonial que diagnostica as consequências do domínio ocidental do mundo. O ontologismo é entendido como a tese da prepoderância e da suficiência do ser, tal como Levinas articulou em grande medida em contraste com Martin Heidegger e seu diagnóstico acerca da era da história do ser em que as coisas vão ficando progressivamente e indiscriminadamente postas à disposição (mas não à disposição de nenhum ente em particular).Assim, o exercício de pesquisa aqui apenas iniciado não pretende representar o “outro”, nem busca dar-lhe legitimidade, mas tão somente dar a ver o outro no mesmo, ao modo levinasiano, bem como inquirir, por meio da apresentação de ditas oposições, a cena da produção de pensamento na época do niilismo, ou seja, na época da extração de toda e qualquer inteligibilidade, e não somente humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bensusan, Hilan. O realismo especulativo e a metafísica dos outros. Dossiê Realismo Especulativo. Revista UFRJ, v. 21, n.2, 2018.
Bernasconi, Robert. What is the question to which substitution is the answer. In Critchley, Simon; Bernasconi, Robert (ed.).The Cambridge Companion to Levinas. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
Bouteldja, Houria. Ustedes, los blancos. Tabula Rasa. Bogotá - Colombia, No. 25: 253-263, julio-diciembre, 2016.
Calixto, Pedro. Infinito, Ética e Alteridade: Levinas. É: Revista Ética e Filosofia Política. Número XIX ”“ Volume I ”“ Junho de 2016.
DUSSEL, Enrique. Europa, modernidade e eurocentrismo. In: Lander E, organizador. Acolonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Buenos Aires: CLACSO,2005. p. 55-70.

Derrida, Jacques. Margens da Filosofia. Campinas, São Paulo: Papirus, 1991.
Derrida, Jacques. A farmácia de Platão. São Paulo: Iluminuras, 2005.
Derrida, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 2008.
Federici, Silvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. Tradução: Coletivo Sycorax. São Paulo: Elefante, 2017.
Ferreira, Luciana. O “outro” em Heidegger é o mesmo em Levinas? Uma defesa da alteridade na ontologia fundamental. Brasíla: Editora Universa - UCB, 2010.
Ferreira Jr, Wanderley J. Heidegger Leitor de Nietzsche: a Metafísica da Vontade de Potência como Consumação da Metafísica Ocidental. Trans/Form/Ação, Marília, v. 36, n. 1, p. 101-116, Jan./Abril, 2013.
GROSFOGUEL, R. “Racismo/sexismo epistémico, universidades ocidentalizadas y loscuatrogenocidios/epistemicidiosdel largo siglo XVI”. Tabula Rasa, Bogotá. 2013; 19: 31-58.
Heidegger, Martin. Tempo e Ser. Conferências e escritos filosóficos. Tradução e notas de Ernildo Stein.2 ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983 (Os Pensadores).
Heidegger, Martin. A coisa. Em Conferencias e Articulos. Barcelona, Ediciones Del Serbal, 1995.
Heidegger, Martin. A palavra de Nietzche “Deus morreu”. Em Caminhos da Floresta. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002a.
Heidegger, Martin. Time and Being. USA, University of Chicago Press, 2002b.
Heidegger, Martin. Metaphysics as History of Being.In The End of Philosophy. Chicago: The University of Chicago Press, 2003.
Heidegger, Martin. Bremen and Freiburg lectures: insight into that which is and basic principles of thinking. Bloomington, IN: Indiana University, 2012.
Levinas, Emmanuel. De outro modo que ser o más allá de La esencia. Salamanca: Ediciones Sígueme, 2011.
Paiva, Márcio Antônio de; Dias, Luis Fernando Pires. A metafísica da alteridade de Emmanuel Lévinas. SapereAude. Belo Horizonte, v. 6 ”“ n. 12, p. 465-483, Jul./Dez. 2015.
Werle, Marco Aurélio. Heidegger e a Produção Técnica e Artística da Natureza. Trans/Form/Ação, Marília, v. 34, p. 95-108, 2011. Edição especial 2.

Downloads

Publicado

2020-06-01

Como Citar

OMAR OSMAN, Elzahrã. Uma política da opacidade na era do niilismo? Ou de como não sucumbir à tematização do outro que o ser. Das Questões, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 98–115, 2020. DOI: 10.26512/dasquestoes.v9i1.31905. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/31905. Acesso em: 26 abr. 2024.