Reflexões antimonotônicas na história da metafísica
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v9i1.31912Palavras-chave:
Suplemento, Lógica, MetafísicaResumo
A história da metafísica é povoada com entidades de todos os tipos e que serviram para fundamentar as mais diversas questões filosóficas. A história da humanidade, da mesma maneira, parece criar instrumentos que se colocam dentro de nossas relações e cujo desempenho não é compreendido completamente. O formato pouco sensível à s modificações de argumentos válidos na lógica clássica, que aprendemos a usar sem questionar, indica que o caminho do homem, de acumulação na metafísica, tem sido pouco entendido. Aparentemente, nada teria de disruptivo no curso da história a criação de mais entidades, valores, dispositivos ou premissas. A história da metafísica, contudo, pode ser contada de maneira completamente diferente, com atenção direta nestas adições, nestes suplementos. A questão final é saber qual a lógica que nos governa, uma vez que reconhecidas estas entidades que mudam completamente nossa relação com a própria história.
Downloads
Referências
BENSUSAN; COSTA-LEITE; DE SOUZA. “Logics and their galaxies.” In The Road to Universal Logic. Birkhäuser, Cham, 2015. 243-252.
BÉZIAU; BUCHSBAUM. Let us be Antilogical: Anti-Classical Logic as a Logic. Inédito.
CÉSAR. La guerre des gaules. Paris, França: GF Flammarion, 1964.
DERRIDA. A Farmácia de Platão. São Paulo: Iluminuras, 2005.
HEIDEGGER, M. Os Caminhos da Floresta. Lisboa, PT: Fundação Calouste Gulbenkian, 1977.
HEIDEGGER, M. Metaphysics AS History of Being in The end of Philosophy. Chicago: The University of Chicago Press, 1973.
HEIDEGGER, M. Bremen and Freiburg Lecutres. Indiana, USA: Indiana University Press, 2012.
LEVINAS. Otherwise Than Being or Beyond Essence. Dordrecht, NE: Kluwer, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.