Filosofia para além da presença em Heidegger, Levinas e Derrida
reflexões sobre Ser, Alteridade e Escritura
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v9i1.31904Palavras-chave:
Escritura, Alteridade, Ser, Presença, MetafísicaResumo
Este texto se empenha em discutir de que modo as perspectivas filosóficas de Heidegger, Lévinas e Derrida se aproximam, mas, também, em que pontos se chocam. Embora os dois últimos sejam críticos do primeiro, há uma confluência significativa entre os três autores: a trinca batalha para superar os caminhos seguidos pela tradição pensante do Ocidente. Cada um, em seu prisma filosófico, busca tornar “visível” a vontade de presença na qual a metafísica esteve e está metida. A intenção é demonstrar o lugar comum no qual as ontologias tradicionais permaneceram durante milênios: na zona da representação. O Ocidente esquece-se do ser (Heidegger), encerra o Outro em conceitos egóicos (Lévinas) e deixa de considerar a estrutura diferencial de rastros, o arque-traço da existência (différance) (Derrida).
Downloads
Referências
DERRIDA, Jacques. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 2017.
HEIDEGGER, Martin. A palavra de Nietzsche “Deus morreu”. In: Caminhos de Floresta: Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998.
HEIDEGGER, Martin. Ciência e pensamento do sentido. In: Ensaios e conferências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
HEIDEGGER, Martin. Insight Into That Which Is. In: Bremen and Freiburg Lectures. Bloomington: Indiana University Press, 2012.
HEIDEGGER, Martin. Metaphysics as History of Being. In: The End of Philosophy. Chicaco: University Of Chicago, 2003.
HEIDEGGER, Martin. Time and Being. Texto da obra Zur Sache des Denkens, GA 14, trad. por Joan Stambaugh. Chicago: University of Chicago, 2002.
LÉVINAS, Emmanuel. Autrement qu’être ou au-delà de l’essence. Paris: Kluwer Academic, 1978.
LÉVINAS, Emmanuel. De otro modo que ser o más allá de la esencia. Salamanca: Sígueme, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.