Metafísica, Niilismo e Desconstrução nas empreitadas de Heidegger, Levinas e Derrida
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v9i1.31913Palavras-chave:
Derrida, Levinas, Heidegger, Escritura, Niilismo, MetafísicaResumo
Pretendo realizar uma breve exposição da leitura de Heidegger doprojeto niilista de Nietzsche e a relação entre metafísica e desconstrução sob a perspectiva do contraste entre o pensamento de Heidegger, Derrida e Levinas .Correlaciono igualmente a noção derridiana de phármakoncomo suplemento e a problematização da escritura com as empreitadas metafísicas no âmbito da desconstrução
Downloads
Referências
HEIDEGGER, Martin.. Bremen and Freiburg lectures: insight into that which is and basic principles of thinking. Bloomington, IN: Indiana University Press, 2012.
HEIDEGGER, Martin.. Time and Being. Translated by Joan Stambaugh. New York: Harper & Row Publishers, 1972.
LEVINAS, Emmanuel. Autrement qu'être ou Au-delà de l'essence. Livre de Poche, 2008.
DERRIDA, Jacques. Da Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 2005.
DERRIDA, Jacques. Margens da Filosofia. Campinas: Papirus, 1991.
DERRIDA, Jacques. A farmácia de Platão. São Paulo: Iluminuras, 2005
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.