ANGÚSTIA, DE GRACILIANO RAMOS, UMA RELEITURA NECESSÁRIA EM TEMPOS HOSTIS
Mots-clés :
Romance. Autoritarismo. Fascismo. História. Angústia.Résumé
Este ensaio pretende debater a atualidade do romance Angústia, cujo estudo pode possibilitar uma compreensão possível das estruturas que dão forma a épocas tão hostis como a atual. Partindo-se de fatos mais recentes, percebe-se como há em Angústia um discurso conservador e autoritário, típico representante de uma determinada classe social que historicamente sempre optou por um caminho reacionário. Verificou-se como este conjunto de problemas e de circunstâncias políticas, sociais e econômicas representado neste romance de Graciliano Ramos ainda permanecem na realidade brasileira.
Téléchargements
Références
BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Relatório. Vol. I. dezembro de 2014.
CANDIDO, A. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993.
CANDIDO, A. O observador literário. Rio de Janeiro, Ouro Azul, 2004, p. 33.
FAUSTO, Boris. O pensamento nacionalista autoritário (1920-1940). São Paulo: Zahar, 2001, p. 81. (Descobrindo o Brasil). (Portuguese Edition). (Ebook).
FREDERICO, C. A recepção de Lukács no Brasil. Disponível em:<ww.herramienta.com.ar/teoria-critica-y-marxismo-occidental/recepcao-de-lukacs-no-brasil>.
LUKÁCS, György. O Romance Histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.
LUKÁCS, G. Narrar ou descrever? contribuição para uma discussão sobre o naturalismo e o formalismo. In: Ensaios sobre literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.
MORAES, D. O velho Graça: uma biografia de Graciliano Ramos. São Paulo: Boitempo, 2012
RAMOS, G. Angústia: (75 anos). Rio de Janeiro: Record, 2011. p. 24. Nas próximas citações do romance, se indicará apenas a página no próprio corpo do texto.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.
SCHWARTZMAN, Simon. Bases do Autoritarismo Brasileiro. 4.ed. Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2007.
VALE, Fabiano Ferreira Costa. Angústia, de Graciliano Ramos: uma narrativa de tempos sombrios. Tese de Doutorado em Literatura - Programa de Pós-Graduação em Literatura do Departamento de Teoria Literária e Literaturas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Cerrados 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Déclaration des droits d’auteur
Aucun élément de cette publication ne peut être reproduite, conservée dans un système de recherche ou transmise, sous quelque forme ou par quelque moyen que ce soit, électronique, mécanique, y compris par un procédé xérographique, sans l'autorisation écrite expresse de l'éditeur. (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )