ANGÚSTIA, DE GRACILIANO RAMOS, UMA RELEITURA NECESSÁRIA EM TEMPOS HOSTIS
Palabras clave:
Romance. Autoritarismo. Fascismo. História. Angústia.Resumen
Este ensaio pretende debater a atualidade do romance Angústia, cujo estudo pode possibilitar uma compreensão possível das estruturas que dão forma a épocas tão hostis como a atual. Partindo-se de fatos mais recentes, percebe-se como há em Angústia um discurso conservador e autoritário, típico representante de uma determinada classe social que historicamente sempre optou por um caminho reacionário. Verificou-se como este conjunto de problemas e de circunstâncias políticas, sociais e econômicas representado neste romance de Graciliano Ramos ainda permanecem na realidade brasileira.
Descargas
Citas
BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Relatório. Vol. I. dezembro de 2014.
CANDIDO, A. O discurso e a cidade. São Paulo: Duas Cidades, 1993.
CANDIDO, A. O observador literário. Rio de Janeiro, Ouro Azul, 2004, p. 33.
FAUSTO, Boris. O pensamento nacionalista autoritário (1920-1940). São Paulo: Zahar, 2001, p. 81. (Descobrindo o Brasil). (Portuguese Edition). (Ebook).
FREDERICO, C. A recepção de Lukács no Brasil. Disponível em:<ww.herramienta.com.ar/teoria-critica-y-marxismo-occidental/recepcao-de-lukacs-no-brasil>.
LUKÁCS, György. O Romance Histórico. São Paulo: Boitempo, 2011.
LUKÁCS, G. Narrar ou descrever? contribuição para uma discussão sobre o naturalismo e o formalismo. In: Ensaios sobre literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965.
MORAES, D. O velho Graça: uma biografia de Graciliano Ramos. São Paulo: Boitempo, 2012
RAMOS, G. Angústia: (75 anos). Rio de Janeiro: Record, 2011. p. 24. Nas próximas citações do romance, se indicará apenas a página no próprio corpo do texto.
SCHWARZ, Roberto. Um mestre na periferia do capitalismo: Machado de Assis. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2000.
SCHWARTZMAN, Simon. Bases do Autoritarismo Brasileiro. 4.ed. Rio de Janeiro: Publit Soluções Editoriais, 2007.
VALE, Fabiano Ferreira Costa. Angústia, de Graciliano Ramos: uma narrativa de tempos sombrios. Tese de Doutorado em Literatura - Programa de Pós-Graduação em Literatura do Departamento de Teoria Literária e Literaturas do Instituto de Letras da Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista Cerrados
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )