Literatura e ensino: uma abordagem por meio das práticas teatrais

Auteurs-es

  • Maria da Glória Magalhães dos Reis Universidade de Brasília

Mots-clés :

Literatura. Ensino. Teatro.

Résumé

Tendo em vista que um dos objetivos da educação básica no ensino é “[...] o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento de autonomia intelectual e do pensamento crítico”, o presente trabalho propõe uma reflexão sobre as contribuições que o texto dramático e as práticas teatrais podem trazer para os processos de leitura do professor de línguas e literaturas (materna e estrangeiras).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

Akapo, G. La mère trop tôt. Bélgica: Éditions Lansman, 2004.

_________. Tac-tic à la rue de Pingouins. In. : 4 petites comédies pour une Comédie. Bélgica : Éditions Lansman, 2004.

_________. Catharsis. Bélgica : Éditions Lansman, 2006.

_________. À petites pierres. Bélgica : Editions Lansman , 2007.

_________. & Volochínov v.n. Marxismo e filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 14ª Edição. São Paulo: Hucitec. 2010. Primeira edição: 1929.

_________. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003/2010. Primeira edição: 1979.

_________. A pessoa que fala no romance. In.: Bakhtin, M. Questões de Literatura e estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2010..

Boal, A. Teatro do oprimido. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

Freire, P. A pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

Freitas, m.t.a. Bakhtin e a psicologia. In.: Faraco, c.a.; Tezza, C; Castro, G. (orgs.) Diálogos com Bakhtin. Curitiba: Editora ufpr, 2011, p. 141-160.

Jameson, F. Brecht e a questão do método. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

morin, E. Os sete saberes necessários à educação. São Paulo: Cortez, 2011.

_________. Introdução ao pensamento complexo. 4 ª Edição, Porto Alegre: Sulina, 2011

_________. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 20 ª Edição, Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

_________. Enseigner à vivre: manifeste pour changer l´éducation. Arles:Actes Sud, 2014.

_________. La pensée socialiste en ruine. Le Monde, 21 avril 1993, p. 2. Disponível em : www.iiac.cnrs.fr/IMG//rtf/la_pensee-2.rtf. Acesso: janeiro de 2015.

Reis, m.g.m. O Texto teatral e os jogos dramáticos no ensino de francês língua estrangeira. 2008a. Tese de doutorado. fflch ”“ usp. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8146/tde-02122008-171004/pt-br.php

Williams, R. Drama em cena. Tradução: Rogério Bettoni. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2016-12-27

Comment citer

Reis, M. da G. M. dos. (2016). Literatura e ensino: uma abordagem por meio das práticas teatrais. Revista Cerrados, 25(42), 283–301. Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25337

Numéro

Rubrique

Dossiê Ensino de Literatura: Tensões, Polêmicas e Processos.