Quando as palavras tomam posição/When words take position:

literatura, montagem e política em A hora da estrela/ literature, montage and politics in A hora da estrela, by Clarice Lispec

Autores/as

  • Luiz Lopes Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v29i54.32033

Palabras clave:

Clarice Lispector. Imagem. Didi-Huberman. Montagem

Resumen

O presente artigo é uma interpretação do texto A hora da estrela, de Clarice Lispector, publicado em 1977, alguns meses antes da morte da escritora. Para efetuarmos a leitura desse texto, partimos de um diálogo entre a novela da escritora brasileira e o livro de Georges Didi-Hubeman (2017) intitulado Quando as imagens tomam posição, no qual o filósofo francês discute a centralidade das imagens para pensarmos outras possibilidades de montarmos as histórias particulares e coletivas. O problema básico que pretendemos responder por meio desse exercício hermenêutico é de que modo o texto clariciano problematiza as questões relacionadas à fricção entre literatura e imagem e como o procedimento de montagem/distanciamento pode ser entendido no universo clariciano, de modo particular nesse último trabalho que coloca em questão uma política da imaginação. Além de Didi-Huberman, autores como Hélène Cixous (2017), Solange Ribeiro de Oliveira (2019) e Ricardo Iannace (2013) são convocados para a discussão, contribuindo para evidenciarmos em que medida as relações entre literatura e imagem podem ser consideradas nesse texto derradeiro de Clarice Lispector.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Lopes, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Professor do Departamento de Linguagem e Tecnologia (DELTEC) do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens (POS-LING) da mesma instituição.

Citas

ARÊAS, Vilma. Clarice Lispector: com as pontas dos dedos. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

DIDI-HUBERMAN, Georges (org.). Levantes. São Paulo: Edições Sesc, 2018.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição: o olho da história, I. Tradução Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: UFMG, 2017.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Ninfa moderna: ensaio sobre o planejamento caído. Trad. António Preto. Lisboa: KKYM, 2016.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Falenas: ensaios sobre a aparição, 2. Trad. António preto, Eduardo Brito, Mariana Pinto dos Santos, Rui Pires Cabral, Vanessa Brito. Lisboa: KKYM, 2015.

LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.

LISPECTOR, Clarice. Todas as crônicas. Rio de Janeiro: Rocco, 2018.

IANNACE, Ricardo. Retratos em Clarice Lispector: literatura, pintura e fotografia. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro de. Alvoroço da criação: a arte na ficção de Clarice Lispector. Belo Horizonte: UFMG, 2019.

RANCIÈRE, Jacques. Nas margens do político. Trad. Vanessa Britto e João Pedro Cachopo. Lisboa: KKYM, 2014.

Publicado

2020-11-23

Cómo citar

Lopes, L. (2020). Quando as palavras tomam posição/When words take position: : literatura, montagem e política em A hora da estrela/ literature, montage and politics in A hora da estrela, by Clarice Lispec. Revista Cerrados, 29(54), 159–168. https://doi.org/10.26512/cerrados.v29i54.32033

Número

Sección

Clarice Lispector: 100 años entre otros artes